Economia

Famílias capixabas seguem dispostas ao consumo em setembro, avalia Fecomércio-ES

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aponta crescimento na intenção de consumo, além de otimismo para os próximos meses

Depois da queda no início do ano, setembro segue com recuperação moderada e constante desde junho Foto: Divulgação

As famílias capixabas permanecem mais dispostas ao consumo em setembro. O mês registra alta com 109,6 pontos relação aos 107,5 de agosto, na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Quando comparado ao mesmo período do ano passado, houve retração de 14 pontos.

Depois da queda que sucedeu desde o início do ano, setembro segue com recuperação moderada e constante na pesquisa, desde junho. Esta disposição parte tanto das famílias com renda mensal até 10 salários mínimos, quanto daquelas com renda além dos 10 salários mínimos, apresentando 108,3 e 117,7, respectivamente.

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, a disposição das famílias aumenta à medida que surgem as promoções. “A alternativa que o comércio encontrou para movimentar a economia, gerar mais arrecadação e atrair consumidores foi a queima de estoque. Mesmo que o comerciante venda um produto por um peço aquém do desejado, é melhor esvaziar o estoque com promoções, visto que no final do ano o estoque comportará novos produtos”, explicou o presidente da Federação.

Indicadores: renda e emprego atual, perspectiva de crédito e compras

A satisfação do consumidor com o emprego atual teve uma leve queda passando de 124,5 pontos em agosto, para 123,3 pontos neste mês. Porém, a perspectiva de melhora profissional é positiva para os próximos seis meses. O indicador segue crescendo com 107,3 pontos neste mês em relação a agosto (101,3 pontos). A tendência de crescimento moderado se estende à situação de renda, onde as famílias acreditam está melhor, somando 114,9 pontos frente os 113,5 pontos do mês anterior.

Grande da parte das famílias capixabas considera que está mais fácil conseguir crédito/ empréstimo para comprar a prazo. A pesquisa mede 115,2 pontos em setembro, seguindo a linha crescente de julho (109 pontos) e agosto (111 pontos). Porém, estando mais dispostas por causa do advento das queimas de estoque, a maioria das famílias se diz comprar menos neste período. O nível de consumo atual das famílias em setembro está estável, com 93,2 pontos, 0,02 pontos a mais sobre agosto.

Quanto à perspectiva de consumo para os próximos meses, o número de famílias em Vitória que considera que será maior que nos meses passados aumentou, registrando 103,9 pontos em relação aos 102,5 pontos de agosto. Estas famílias ainda acreditam que este é um momento propício para compras de bens duráveis, apontando 109,1 pontos sobre 105,9 pontos de agosto.

“Com a desaceleração no preço de alimentos e bebidas, por exemplo, as famílias também se sentem aliviada, o que possibilita uma renda a mais no orçamento familiar, e assim, uma nova possibilidade de consumo”, destacou Sepulcri.