Economia

Febraban estuda medidas para reduzir custo do cheque especial aos clientes

Segundo a entidade que representa as instituições financeiras, a intenção é divulgar as propostas de autorregulação ainda este ano

Febraban estuda medidas para reduzir custo do cheque especial aos clientes Febraban estuda medidas para reduzir custo do cheque especial aos clientes Febraban estuda medidas para reduzir custo do cheque especial aos clientes Febraban estuda medidas para reduzir custo do cheque especial aos clientes

Brasília – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou a iniciativa de autorregulação do cheque especial com objetivo de redução do custo dessa linha de crédito aos clientes. A ação foi anunciada nesta terça-feira, 16, pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. Segundo a entidade que representa as instituições financeiras, a intenção é divulgar as propostas de autorregulação ainda este ano.

Em nota, a Federação diz que o cheque especial faz parte de um conjunto de ações estudadas pelo setor para “melhorar o ambiente de crédito no País”. “A Febraban elabora propostas para melhorar o instrumento e as anunciará, neste ano, quando forem concluídas”, cita a entidade.

A nota argumenta que bancos “trabalham continuamente para garantir uma redução estrutural do spread bruto – a diferença entre as taxas cobradas nas concessões de crédito e as taxas de captação das instituições financeiras”.