Economia

Fed limita exposição de crédito que grandes bancos nos EUA podem manter entre si

Fed limita exposição de crédito que grandes bancos nos EUA podem manter entre si Fed limita exposição de crédito que grandes bancos nos EUA podem manter entre si Fed limita exposição de crédito que grandes bancos nos EUA podem manter entre si Fed limita exposição de crédito que grandes bancos nos EUA podem manter entre si

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) aprovou nesta quinta-feira uma nova norma que limita a exposição de crédito que bancos operantes no país com US$ 250 bilhões ou mais em ativos totais podem manter entre si. Entre as instituições financeiras afetadas pela regulação estão J.P. Morgan, Bank of America Merril Lynch, Citigroup e Goldman Sachs.

“Um banco global sistemicamente importante, ou GSIB (na sigla em inglês), estará limitado a uma exposição de crédito de não mais que 15% de seu capital de alta qualidade a uma outra instituição financeira sistemicamente importante”, explica a autoridade monetária em comunicado.

O BC americano informou ainda que os bancos sistemicamente importantes serão obrigados a cumprir as novas normas a partir de 1º de janeiro de 2020.

“Como demonstrado durante a crise financeira, exposição excessiva entre as maiores instituições financeiras espalhou contágio e erodiu a confiança nessas instituições”, justifica o Fed.

A norma, que implementa uma parte do conjunto de leis conhecido como Dodd-Frank, recebeu hoje o aval final da diretoria do Fed, composta pelo presidente do BC americano, Jerome Powell, o vice-presidente para Supervisão, Randal Quarles, e a dirigente Lael Brainard.