Com expectativa de movimentar R$ 600 milhões em negócios ao longo de um ano, a feira de construção ES Construção Brasil 2025, será realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra. A segunda edição do evento promete reunir empresários, especialistas e autoridades em torno de temas estratégicos para o futuro da construção civil.
Entre os temas debatidos estarão: segurança jurídica, cidades inteligentes, práticas ESG e os impactos da reforma tributária. Assim, a programação, que ocorre entre os dias 16 e 18 de julho, também inclui exposição de produtos e serviços, rodadas de negócios, palestras técnicas e motivacionais.
Além disso, também terá uma batalha de startups voltadas ao setor. A entrada e o estacionamento são gratuitos, e o credenciamento pode ser feito pelo site do ES Construção Brasil.
Cidades inteligentes e sustentabilidade
A abertura da programação técnica será na quarta-feira (16), às 15h30, com o painel “Cidades planejadas e sustentáveis”. Desse modo, a palestra reunirá especialistas de referência nacional para debater soluções urbanas inteligentes.
Entre os nomes confirmados estão o arquiteto responsável pela revitalização do Parque Ibirapuera (SP), Felipe Stracci, e pela arquiteta do Centro de Tecnologia da Edificação, Myriam Tschiptschin.
De acordo com Stracci, o conceito de cidades planejadas e sustentáveis está intrinsecamente ligado à eficiência dos processos urbanos. Por exemplo, a entrega e o tratamento de infraestruturas essenciais (água, energia e esgoto), além da qualidade dos serviços (limpeza, segurança e manutenção).
Reforma tributária e segurança jurídica
Na quinta-feira (17), o foco será nos aspectos econômicos e jurídicos que impactam diretamente a cadeia produtiva da construção. O painel sobre a reforma tributária contará com a presença do deputado federal, Reginaldo Lopes, do presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, e da contadora Carla Tasso.
Ainda no mesmo dia, o debate sobre segurança jurídica na construção civil terá participação do ministro do TCU, Antônio Anastasia, da promotora de Justiça Bruna Legora de Paula Fernandes e do advogado Carlos Augusto da Motta Leal, da OAB-ES.
Tecnologia, produtividade e gestão
Em seguida, na sexta-feira (18), o evento trará cases práticos e ferramentas de inovação com impacto direto nos resultados das empresas.
O destaque é o painel “Construção 4.0”, que abordará o uso de BIM (modelo tridimensional que contém informações detalhadas sobre os elementos do projeto) como instrumento da transformação digital no setor.
Encerramento e estrutura do evento
Para fechar a programação, o humorista Rossini Macedo, comandará a palestra “Liderar com humor aproxima o colaborador”, trazendo leveza e motivação.
Assim, a abertura oficial da feira será realizada no dia 16, às 17h30, com presença de autoridades, empresários e representantes do setor. A feira é uma realização do Sinduscon-ES, organizada pela Vozes e correalizada pela Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE).
Serviço
2ª ES Construção Brasil
Data: 16 a 18 de julho
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Carapina, Serra
Entrada gratuita
Credenciamento: esconstrucaobrasil.com.br