A feira de vendas online, Ecommerce.ES 2025, começou nesta quarta-feira (13) reunindo mais de 2 mil pessoas no Pavilhão de Carapina, na Serra, incluindo mais de 500 visitantes de outros estados. Em sua 4ª edição, o evento reuniu grandes marcas, especialistas e oportunidades de negócios.
Um dos temas centrais do primeiro dia foi o papel do Espírito Santo como polo estratégico para o setor. Durante painel sobre o panorama econômico pós-benefício fiscal, o secretário de Desenvolvimento do Estado, Rogério Salume, afirmou que o crescimento do segmento não se deve apenas aos incentivos tributários.
Mas também a características estruturais e geográficas que tornam o território capixaba altamente competitivo.
De acordo com ele, o Espírito Santo tem vocação para importação, exportação e distribuição, com localização privilegiada e investimento de 20% da receita líquida estadual em infraestrutura e segurança.
O Programa Compete-ES — que reduz a carga tributária efetiva para 1,1% nas vendas interestaduais destinadas a consumidores finais — já conta com 764 empresas ativas e mais de 16 mil empregos diretos e indiretos.
Além disso, o público participou de painéis sobre inovação no varejo digital, marketing de influência, inteligência artificial, transformação cultural e estratégias de crescimento. Nomes como André Shinohara (Laber Digital Consulting), Johnathan Alves (Grupo Ybera), André Siqueira (RD Station) e especialistas de marcas como Aramis e VPX Company compartilharam experiências no evento.
O Ecommerce.ES também oferece lounges temáticos, área VIP, praça de alimentação e happy hour, fomentando networking e negócios. A programação segue nesta quinta-feira (14) com novos painéis.
Programação Ecommerce.ES – Quinta-feira
Horário | Tema | Palestrante(s) / Empresa |
---|---|---|
13h30 – 14h00 | Estratégias Americanas de E-commerce: O que as maiores marcas dos EUA estão fazendo | Rodrigo Queiroz (Turbo Partners) |
14h05 – 14h35 | Estratégias para engajar e vender mais ainda em 2025 | Rafael Kiso (Mlabs) |
14h40 – 15h20 | Digitalização da maior força de vendas do Brasil: o case Bees-Ambev | Rodrigo Haddad (Ambev) |
15h25 – 15h55 | Gestão de canais digitais na Coca-Cola | Luiza Fontana (Coca-Cola) |
16h00 – 16h30 | Gestão de equipe de alta performance e inovação | Marcelo Linhares (Onfly) |
16h36 – 17h05 | Case Capixaba – Faura: Em menos de 5 anos líder do setor na internet brasileira | Walter Agolar e Sandra Colodetti (Faura) |
17h10 – 17h50 | Cases Ecommerce Tambasa e Positivo: Transformação digital do B2B | João Pedro, Felipe Matheus Holcsik, Eduardo Oliveira (Tambasa + Positivo + GoDeep) |
17h55 – 18h35 | IA Conversacional na Prática! Converse com Propósito | Wagner Peviani Gimenez (InBot) |
18h40 – 19h10 | Oportunidades e melhores práticas no Mercado Livre em 2025 | Hyohana Loyola (Mercado Livre) |
19h15 – 19h55 | Panorama econômico no ES e oportunidades de investimento | Cecília Perini (XP INC) |
20h00 – 21h00 | Happy Hour | — |