O movimento Espírito Santo em Ação iniciou um novo ciclo de liderança com a posse da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo para a gestão 2025-2028. Na ocasião, Fernando Saliba, que ocupava a diretoria de Gestão Pública, assumiu o cargo de diretor-presidente, sucedendo Nailson Dalla Bernardina.
Em seu discurso de posse, Saliba apresentou os seis eixos estratégicos que vão nortear sua gestão. Entre eles, educação, transparência pública, turismo e exportação, fortalecimento da rede empresarial, formação de lideranças e segurança.
A cerimônia de posse aconteceu na quinta-feira (31), no Le Buffet Master, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e da vice-prefeita da Capital, Cris Samorini.
O Espírito Santo em Ação seguirá atuando como articulador, com visão, dados e equilíbrio. Nosso papel será, mais do que nunca, conectar, fortalecer e potencializar soluções. Reafirmamos o nosso compromisso com o futuro, mas com os olhos atentos ao passado, porque não abriremos mão das conquistas já alcançadas.
Fernando Saliba
Além disso, o novo presidente reafirmou o compromisso da entidade com o plano de longo prazo ES 500 Anos, que traça metas para o Estado até 2035.
“Estamos comprometidos em contribuir para que as metas traçadas nas cinco missões se tornem realidade. Estamos animados e prontos para seguir em frente. O que defendemos e praticamos é o protagonismo compartilhado, porque o futuro do Espírito Santo não se constrói sozinho e sim em rede, com cada instituição cumprindo seu papel e cada liderança somando, de forma ética e comprometida”, afirmou Saliba.
Espírito Santo em Ação
Ao se despedir da presidência, Nailson Dalla Bernardina destacou conquistas importantes da gestão anterior, como o apoio à educação em tempo integral em 50 escolas municipais, beneficiando mais de 11 mil alunos, e a formação de lideranças por meio do programa Be Leader.
Além disso, ele citou iniciativas como a criação do Selo de Qualidade em Transparência e o próprio plano ES 500 Anos.
Foi um grande aprendizado conviver com os presidentes nesses últimos anos e reafirmo aqui a importância desse colegiado, coordenado agora pelo Paulo Baraona. O FEF é um ativo estratégico para o diálogo intersetorial e em temas transversais, potencializando o alcance das ações do setor produtivo,
Nailson Dalla Bernardina
No mesmo evento, Carlos Aguiar, ex-presidente da Aracruz Celulose e da Fibria, foi empossado como presidente do Conselho Deliberativo, sucedendo Luiz Wagner Chieppe. Aguiar defendeu a renovação das lideranças e o fortalecimento da economia como pilares para o desenvolvimento do estado e do país.
“Nosso movimento deve continuar influenciando lideranças para que o Espírito Santo e o país mantenham sua trajetória de crescimento com responsabilidade, ética e preparo para as transformações globais”, ressaltou Aguiar.
Atuação
Durante a cerimônia, representantes do poder público destacaram a importância da atuação do ES em Ação.
“O Espírito Santo em Ação surgiu em um momento de crise institucional e, desde então, os desafios não pararam. Enfrentamos questões econômicas, sociais, climáticas e sanitárias, entre outras, e seguimos de pé. Agora, lidamos com os efeitos das tarifas impostas pelos EUA, e tenho certeza de que, com esse nível de organização, vamos vencer mais essa etapa”, destacou Renato Casagrande.
Nova diretoria executiva (2025–2028)
- Fernando Saliba – Diretor-presidente.
- Tatiana Tristão – Diretora de Educação.
- Gabriel Feitosa – Diretor de Gestão.
- Bruno Tommasi – Diretor de Relacionamento com Mantenedores.
- André Brito – Diretor de Gestão Pública.
- Luiz Cordeiro – Diretor de Desenvolvimento.
- Sérgio Mileipe – Diretor de Redes.
- Gustavo Ribeiro – Diretor de Formação de Liderança.
- Luciano Gollner – Superintendente.