Mar 2024
19
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Mar 2024
19
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

O que são dividendos?

É possível receber parte da lucratividade de uma empresa se você investir em receber os dividendos. Os dividendos são parte do lucro líquido dividido entre os acionistas. Funciona da seguinte forma: quando você compra ações de uma companhia, se torna “sócio” deste negócio.

A partir disso, é possível ganhar o direito de receber parte do lucro líquido da empresa de acordo com a quantidade de papéis que possui. Essa distribuição acontece por meio de dividendos e é uma forma muito comum de atrair novos investidores.

As pessoas que têm participação na ação recebem parte do lucro que a empresa obteve no trimestre, no semestre ou até mesmo no ano. Chama-se “antecipação da riqueza”, pois parte do lucro foi distribuído entre os sócios e investidores.

O que levar em conta ao montar uma carteira?

É necessário ficar atento para montar uma carteira diversificada de dividendos. O primeiro passo é verificar e pesquisar sobre a empresa que você decidiu investir. Normalmente os balanços financeiros são divulgados no portal de Relacionamento com Investidores (eles precisam ser divulgados por empresas que são listadas na Bolsa de Valores).

Além de verificar os documentos, é importante ler com calma as notícias que já saíram sobre ela em veículos confiáveis e entender como ela está posicionada no mercado financeiro.

Uma vez que você já escolheu a empresa que pretende investir, também é possível acompanhar o histórico de pagamento de dividendos e como eles foram pagos em anos anteriores. Veja os resultados por meio de uma assessoria de investimentos se os pagamentos foram constantes. Se não existe um padrão e o menor sinal de instabilidade financeira, fique atento.

Procure empresas que apresentaram bons resultados. Muitas pessoas utilizam de empresas pagadoras de dividendos para complementar a renda, mas para essas ações pagadoras de dividendos o recomendado é procurar companhias mais resilientes e com menos questões cíclicas de setor.

Uma boa notícia é que a distribuição de dividendos é isenta de Impostos de Renda para pessoas físicas, ou seja, se você recebeu não precisa pagar imposto sobre o valor. Porém, é preciso declarar no final do ano a quantia que recebeu.

É possível viver de dividendos?

A pergunta que fica no ar é a seguinte: é possível viver de dividendos? Uma dica que deve ser levada em consideração é não colocar todos os ovos na mesma cesta. Aposte na diversidade porque aplicar os seus investimentos apenas em uma ação não é uma boa ideia.

Para ter lucratividade é preciso ter planejamento e dedicação. Investir sozinho ou com apoio de uma corretora tem se tornado cada vez mais comum. E engana-se quem acha que precisa ter muito dinheiro para começar a investir.

O que realmente importa é o conhecimento para tomar as melhores decisões de investimentos e adotar as melhores estratégias.

Uma outra dica é continuar investindo. Muitos investidores utilizam o pagamento para investir novamente na mesma empresa e comprar mais ações.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas