Economia

Força Sindical realiza ato na Câmara por reajuste da tabela do IR

Força Sindical realiza ato na Câmara por reajuste da tabela do IR Força Sindical realiza ato na Câmara por reajuste da tabela do IR Força Sindical realiza ato na Câmara por reajuste da tabela do IR Força Sindical realiza ato na Câmara por reajuste da tabela do IR

Brasília – A Força Sindical faz nesta quarta-feira, 11, um ato em defesa do reajuste de 6,5% na tabela do Imposto de Renda. Enquanto membros da central carregam faixas de protesto no salão verde da Câmara, manifestantes se dirigem à galeria do plenário, onde os parlamentares estão analisando vetos presidenciais.

Entre os vetos que devem ser apreciados nas próximas horas, está o que impediu a correção de 6,5% na tabela do imposto. Nessa terça, 10, sob ameaça de que o veto seria derrubado, o governo aceitou enviar uma proposta de reajuste escalonado, com taxas que variam entre 4,5%, para as faixas mais elevadas de renda, e 6,5%, para as menores remunerações.

No salão verde, um homem fantasiado de leão carrega um cartaz que diz “de mordida em mordida vou devorar o seu salário”. Cerca de 180 membros da Força, entre metalúrgicos, pescadores e aposentados tentam entrar na galeria do plenário para pressionar os parlamentares. Na esplanada dos ministérios, faixas e balões também fazem menção ao ato.

De acordo com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, até mesmo o reajuste de 6,5% seria injusto, já que a inflação acumulada nos últimos 12 meses já ultrapassa 7%. Ele critica o acordo fechado entre governo e Congresso para flexibilizar o reajuste da tabela. “Depois que você põe a faca no pescoço do movimento social, toma uma vaia aqui, uma vaia ali, está com medo, acaba aceitando flexibilizar. Não é assim que se governa”, avaliou.