Economia

Franquia internacional especializada em produtos para pets chega ao Espírito Santo

A primeira loja-piloto de Vitória deve ser aberta na praia do Canto em setembro. Plano de expansão para o Estado prevê 15 pet shops até 2020

Franquia internacional especializada em produtos para pets chega ao Espírito Santo Franquia internacional especializada em produtos para pets chega ao Espírito Santo Franquia internacional especializada em produtos para pets chega ao Espírito Santo Franquia internacional especializada em produtos para pets chega ao Espírito Santo
Vitória terá primeira loja da franquia Petland em setembro Foto: Reprodução Facebook

O Brasil entrou na rota de crescimento da Petland, rede de franquias líder em comércio animais no mundo. Há um ano operando no país, a empresa vem conquistando novos empreendedores, e planeja crescer no pulverizado mercado de lojas de bairro, que corresponde a 69% do market share do segmento. O segredo da companhia é conquistar os clientes por meio da experiência de compra. Todas as lojas oferecem ambientes de socialização que permitem aos visitantes interagir com os pets.

Estabelecida em São Paulo, a Petland segue com o plano de ampliar a cobertura regional por meio de máster franquia.  A primeira loja-piloto de Vitória deve ser aberta na praia do Canto em setembro. “O plano de expansão para o Estado prevê 15 pet shops até 2020, entre lojas próprias e franquias”, antecipa Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da marca no Brasil. 

Para ser franqueado, o investimento começa em R$ 320 mil, com prazo de retorno entre 24 e 36 meses, levando em consideração faturamento de R$ 876/m², dependendo do tamanho da loja. Cinco funcionários é o mínimo estabelecido.

“Conhecemos a Petland através do site da ABF e, após algumas pesquisas, vimos que se trata de uma rede sólida em âmbito internacional e em plena expansão no Brasil. Nos identificamos com o modelo e com as boas práticas adotadas pela empresa, e acreditamos que o mercado pet ainda tem muito a evoluir no país”, diz Lucas Dalla, franqueado capixaba. Desde jovem ele teve uma convivência com animais pequenos e de grande porte pelo fato da família ter propriedade rural. O empresário investiu aproximadamente R$ 600 mil, considerando obras no imóvel e taxa de franquia.

Com dez lojas na capital paulista (seis em operação – dentre elas duas unidades próprias nos bairros de Campo Belo e Higienópolis – e quatro em construção), a meta da Petland é ter, somente na grande São Paulo, 302 unidades até 2020. “Toda operação fora de São Paulo é executada por um máster franqueado. No momento, temos lojas-piloto também em Salvador (BA), Curitiba (PR). O plano de expansão para a Bahia prevê 25 lojas e para o Paraná 40 lojas até 2020”, conta Albuquerque. A empresa está buscando empreendedores para franquias no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e Pernambuco.

Inspirada na filosofia de entretenimento americana, a Petland foi fundada em 1967, com a ideia de potencializar a interatividade entre humano e animal. Em meados da década de 1970 a empresa iniciou seu processo de expansão via franquias e internacionalizou-se a partir do Canadá. Hoje, a rede tem 148 lojas em 11 países: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Brasil, Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua.