Economia

Frente Parlamentar da Agropecuária diz apoiar, sob condições, ajuste fiscal

Frente Parlamentar da Agropecuária diz apoiar, sob condições, ajuste fiscal Frente Parlamentar da Agropecuária diz apoiar, sob condições, ajuste fiscal Frente Parlamentar da Agropecuária diz apoiar, sob condições, ajuste fiscal Frente Parlamentar da Agropecuária diz apoiar, sob condições, ajuste fiscal

Brasília – A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ofereceu um apoio condicional ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na votação dos projetos de ajuste de fiscal. Em uma reunião realizada nesta terça-feira, 5, em Brasília, os deputados deixaram a entender que apoiam o governo, mas querem uma sinalização de que a presidente Dilma Rousseff não irá vetar o projeto de terceirização, uma das bandeiras da bancada. Também pediram o pagamento dos subsídios ao seguro rural que estão atrasados desde o ano passado e, agora, somam uma fatura de R$ 700 milhões.

O ministro teria se comprometido a resolver de imediato. “Ele se comprometeu a resolver essa questão imediatamente. Ele não falou amanhã, mas esperamos que seja depois de amanhã”, disse o presidente da frente parlamentar, o deputado Marcos Montes (PSD-MG).

Montes ainda criticou setores ligados ao PT, partido da presidente, que tem feito campanha contra o ajuste fiscal. “Pedimos a ele essa sinalização de que a presidente Dilma não vai vetar a terceirização, isso iria contra os interesses da nação”, disse o deputado. “Vetar a terceirização para fazer discurso político para algumas entidades dificulta a gente tentar provar e mostrar aos parlamentares que as medidas de ajuste são de fundamental importância para o Brasil”, afirmou.

O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse, no entanto, que as medidas de ajuste fiscal tem encontrado “apoio em todas as partes” e que um grupo de parlamentares que participaram do encontro na tarde de hoje entende a importância dessas medidas. Ele ainda repetiu o discurso de que as medidas de ajuste não tiram direitos do trabalhador, mas que existem políticas que precisam passar por correções de distorções para serem fortalecidas.

A Frente Parlamentar ainda entregou ao ministro propostas de interesse do setor, como a expectativa de que o crédito para o setor na próxima safra seja elevado para R$ 220 bilhões; eles também esperam a manutenção da política de juros subsidiados; pediram ainda medidas alternativas de estímulo à captação de recursos para o crédito rural, isentando de impostos captações que fossem feitas no exterior e tivessem o financiamento do setor produtivo rural brasileiro.