Fábrica da Damare em Montanha: unidade de café já produz 200 toneladas por mês e tem capacidade para 1.000 toneladas. Crédito: Divulgação
Fábrica da Damare em Montanha: unidade de café já produz 200 toneladas por mês e tem capacidade para 1.000 toneladas. Crédito: Divulgação

Do município de Montanha, no Norte do Espírito Santo, para o mundo! A Damare Alimentos, empresa capixaba com 34 anos de história se prepara para faturar R$ 1,2 bilhão no ano que vem. Este ano, a empresa já prevê faturamento de R$ 1 bilhão. A aposta de crescimento vem não só dos produtos de leite, mas também da consolidação do café conilon no portfólio da empresa. As vendas do produto cresceram 200% no último ano. Do mesmo modo, por mês, a produção é de 200 toneladas. Capacidade é produzir até 1.000 toneladas mensalmente.

“Lançamos nosso café em 2022, tivemos alguns percalços aqui no mercado do Estado, porém aprendemos e estamos muito bem em outros mercados. Já somos muito fortes na Bahia, em Sergipe, Recife e no Maranhão. Vamos voltar fortes ao mercado local. E temos uma estratégia bem consolidada que deve sustentar nosso crescimento planejado entre 20% e 30% para o próximo ano”, disse Cláudio Rezende, presidente da Damare.

A empresa capixaba está em nada menos do que 20 estados. Do mesmo modo, cresceu em média 20% em cada um dos últimos três anos. Atualmente, opera quatro fábricas em três estados. Nesse sentido, são duas no Espírito Santo, uma em Teófilo Otoni (MG) e outra em Muribeca (SE). A matriz, em Montanha, é o centro de produtos refrigerados, como leite, queijos e requeijões, além de concentrar a operação de café.

A unidade mineira de Teófilo Otoni está em expansão. A fábrica deve dobrar a produção de cremes, leites condensados e achocolatados.

Dobrar a produção é o primeiro passo. O desafio agora é dobrar as vendas e aumentar a participação em mercados estratégicos.

Claudio Rezende, diretor da Damare

O portfólio da Damare inclui 89 produtos, com destaque para o creme culinário, o creme de leite e o leite condensado. Somadas, as unidades produzem cerca de 1 milhão de embalagens por dia, alcançando mais de 1 milhão de lares em todo o país. 

Reposicionamento

A empresa vive processo de reposicionamento de marca. Acabou de lançar, nesta quarta (5), nova identidade visual e embalagens redesenhadas. Nesse sentido, o objetivo da Damare é reforçar a autenticidade e a conexão com as famílias brasileiras. 

Rezende afirmou que a mudança reflete o momento de crescimento e modernização da empresa. “Precisávamos que a marca refletisse as transformações que estão acontecendo dentro da Damare. Essa nova identidade traduz a nossa essência”.

Com essa nova fase, a empresa que nasceu em Montanha reafirma sua trajetória de expansão e valorização das famílias brasileiras. Segundo Rezende, o foco é continuar crescendo com eficiência, responsabilidade e vínculo com as pessoas. “O nosso objetivo é consolidar o que já construímos e seguir avançando, levando o nome do Espírito Santo para todo o país”.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.