Coluna Edu Kopernick

Gigante está vivo! Imetame faz história com primeira movimentação pelo porto em Aracruz

Porto da Imetame, ainda em obras, registrou a a primeira movimentação com uma balsa transportando um equipamento até o local de instalação, na Bacia de Campos (RJ). A operação teve uma autorização especial dos órgãos anuentes

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Peça fabricada para operar no fundo do mar foi embarcada em balsa no porto da Imetame com uma permissão especial. Crédito: Divulgação
Peça fabricada para operar no fundo do mar foi embarcada em balsa no porto da Imetame com uma permissão especial. Crédito: Divulgação

O sonho tomou forma e o super porto da Imetame em Aracruz está cada vez mais perto de iniciar as operações. A Imetame Metalmecânica, empresa do grupo, realizou a primeira movimentação da história do porto, no dia 28 de agosto. É um marco para a empresa na sua atuação no segmento “subsea”, do setor de óleo e gás.

A primeira movimentação no porto aconteceu com uma balsa, a CB São Tomé, de 75 metros de comprimento, transportando o equipamento até o local de instalação, na Bacia de Campos (RJ). A operação teve uma autorização especial pelos órgãos anuentes.

A Imetame Metalmecânica fabricou a peça para uso no fundo do mar e embarcou na balsa. Esse tipo de solução logística era o objetivo inicial do porto em Aracruz quando foi concebido em 2009. Porém as coisas mudaram um pouco no meio do caminho. O projeto foi repaginado após a crise do petróleo em 2015. Nesse sentido, hoje, o Porto da Imetame é multipropósito e quer atrair cargas de diferentes atividades econômicas. O objetivo é atender rotas internacionais e tornar o Espírito Santo mais competitivo no comércio global.

A localização estratégica é vista como diferencial para alcançar produtores do Centro-Oeste e consumidores do Sudeste. A profundidade do canal, próxima de 18 metros, permite receber navios de grande porte. Esse fator pode garantir economia de escala e redução de emissões por tonelada transportada.

Embora o porto ainda não esteja homologado, o embarque marca a transição para a fase de finalização da obra.

Como estão as obras do porto

O quebra-mar principal já está na extensão final e recebeu a camada de coroamento das rochas. Essa etapa garante maior proteção para as operações previstas. Além disso, a dragagem continua com duas tecnologias distintas para ampliar o calado da bacia principal.

Atualmente, mais de três milhões de metros cúbicos já foram dragados com o apoio de escavadeiras especiais. Há um ano, a operação ganhou reforço com uma draga “hopper”, que funciona como aspirador submarino. Nesse sentido, a adaptação permitiu acelerar o cronograma de preparação do canal.

O píer de contêineres já tem 400 metros prontos, com sistemas de defesa instalados. Do mesmo modo, outros 600 metros devem ser construídos, além de um outro píer para cargas gerais. Também há previsão de terminais para grãos, porém a operação dependerá de melhorias logísticas.

Projeção de como vai ficar o porto da Imetame em Aracruz. Equipamento logístico tem potencial para mudar a logística do Estado. Crédito: Divulgação

A expectativa é que o porto opere plenamente no início de 2026. Até lá, serão concluídos pátios de armazenagem bem como haverá a instalação de outros equipamentos. Do mesmo modo a fase atual inclui concretagem das áreas de apoio e montagem das primeiras torres operacionais.

Além da eficiência logística, o Porto Imetame pretende se posicionar como alternativa ambientalmente responsável. A redução de emissões é apontada como prioridade nas estratégias de longo prazo. Nesse sentido, a abordagem atende às exigências globais de sustentabilidade no transporte marítimo.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.