
Atenção microempreendedores! Um novo golpe que vem circulando por SMS e WhatsApp contra microempreendedores individuais (MEIs) do Espírito Santo.
Segundo a prefeitura de Vila Velha, os criminosos estão enviando mensagens falsas aos MEIs, informando sobre o cancelamento do seu CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Dentre relatos, o texto da mensagem possui cunho alarmista. Comunicando sobre suspensão do CNPJ, impondo prazo final para “regularização urgente” e ameaças com cancelamento definitivo do MEI.
Os golpistas usam o número real do CNPJ da própria vítima e links que pedem confirmação ou atualização de dados. Porém, os números de contato vêm, em geral, do exterior, principalmente dos Estados Unidos, o que pode entregar a tentativa de golpe.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Luiz Eduardo Dalfior, reforçou:
A Receita Federal não faz cobrança nem envia notificações por SMS ou WhatsApp. Qualquer mensagem desse tipo deve ser ignorada. O objetivo dos golpistas é roubar dados pessoais e induzir o pagamento de boletos falsos.
Luiz Eduardo Dalfior, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha
Além disso, a Receita Federal recomenda o uso do App MEI, que hoje é a forma mais prática e segura para acompanhar a situação do CNPJ, emitir o DAS, consultar débitos e manter as obrigações em dia sem sustos, sem armadilhas e sem cair em conversa de golpista.
Então, em caso de recebimento de mensagens com ameaça, prazo curto e link milagroso, a prefeitura recomenda deletar e fazer o bloqueio de quem mandou a mensagem.