Economia

Governador do RJ publicará novo decreto ratificando leilão da Cedae, diz BNDES

Governador do RJ publicará novo decreto ratificando leilão da Cedae, diz BNDES Governador do RJ publicará novo decreto ratificando leilão da Cedae, diz BNDES Governador do RJ publicará novo decreto ratificando leilão da Cedae, diz BNDES Governador do RJ publicará novo decreto ratificando leilão da Cedae, diz BNDES

O leilão de concessão dos serviços de água e esgoto do Estado do Rio está confirmado para a sexta-feira, 30, afirmou nesta quinta-feira, 29, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano. Segundo o dirigente do banco, que é responsável pela estruturação do projeto de concessão, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), publicará um novo decreto ratificando a realização da licitação.

Mais cedo, a aprovação de um decreto legislativo pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sustou outro decreto de Castro, do fim do ano passado, que autorizava a realização da concessão.

“Acabei de falar com o governador. Ele publicará um novo decreto, ratificando o leilão. Está super-confirmado”, afirmou Montezano ao jornal O Estado de S. Paulo, por telefone, da B3, onde está para a realização do leilão de concessão de uma estrada federal.

O presidente do BNDES afirmou que seguirá em São Paulo para o leilão de saneamento do Rio na sexta-feira, 30, também na B3.

No entendimento do BNDES e do governo fluminense, explicou Montezano, um decreto estadual autorizando a concessão sequer seria necessário. A competência para fazer a concessão é dos municípios e da região metropolitana, que passaram essa tarefa ao governo do Estado. Por isso, a Alerj não teria como legislar sobre o assunto.

A concessão do saneamento no Rio, que envolve 35 dos 64 municípios atualmente atendidos pela Cedae, a companhia estadual de saneamento, é o maior projeto de infraestrutura do País. São R$ 40 bilhões em investimentos, incluindo outorgas mínimas de R$ 10,6 bilhões – ou seja, o valor poderá ser maior se houver competição no leilão.