
O governo do Estado assinou 20 contratos aprovados pelo 5º edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que vai repassar R$ 6 milhões a entidades da agricultura familiar em 12 municípios, totalizando um investimento de R$ 14,5 milhões do edital.
A assinatura ocorreu através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, além de prefeitos, lideranças rurais, representantes de cooperativas e associações beneficiadas.
O Funsaf é uma ferramenta de democratização do acesso a recursos financeiros para o fortalecimento da agricultura familiar e a pesca capixaba, trazendo o apoio técnico e financeiro do Bandes e Incaper.
Os projetos assinados, abrangem 12 municípios investindo na compra de tratores, caminhões, veículos utilitários, microtratores. Bem como sistemas fotovoltaicos e equipamentos de beneficiamento e armazenamento de alimentos, entre outros itens para garantir melhores condições de trabalho aos agricultores.
Temos um Estado em que a agricultura familiar é predominante e desempenha papel essencial na nossa economia e no abastecimento. É gratificante percorrer o interior e perceber o quanto avançamos nos últimos anos. Além de apoiar financeiramente as instituições, o Governo tem promovido diversas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura, oferecendo oportunidades para os produtores rurais e impulsionando o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Espírito Santo
Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo
Além disso, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou a importância do Funsef para políticas públicas e transformador da economia rural.
“O Funsaf é um exemplo de política pública que transforma a realidade das comunidades rurais. Ele chega onde o crédito tradicional não chega, fortalecendo, dessa forma, o cooperativismo. Promovendo a sustentabilidade e garantindo que as famílias produtoras tenham mais autonomia e melhores condições de trabalho. Com esses novos contratos, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural. E com quem produz o alimento que chega à mesa dos capixabas”, destacou.