
Tradição, design italiano e sensação de liberdade. Esses são os apelos da Moto Morini, marca italiana de motocicletas que chega ao Espírito Santo. E outro apelo deve pegar ainda mais o consumidor. O preço. Os sete modelos vendidos inicialmente no Estado (e no Brasil) custam entre R$ 45 mil e R$ 52 mil aproximadamente. Ou seja, bem mais baratos que as concorrentes alemã e britânica (entre R$ 88 mil e R$ 136 mil). E ainda com um apelo premium.
A abertura da primeira concessionária em Vitória será no dia 9 de dezembro, na Avenida Cézar Hilal em Bento Ferreira. O investimento foi de R$ 3 milhões e a expectativa é faturar R$ 1 milhão por mês. A marca italiana quer reforçar presença após abrir lojas no Sul, Sudeste e Nordeste. A chegada ao Estado integra o plano que prevê 16 concessionárias até 2026.
A operação brasileira já recebeu investimentos superiores a R$ 250 milhões. A ideia da marca é marcar presença no mercado premium com o aumento da capilaridade. Nesse sentido, a Moto Morini tem fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus. Opera em parceria com o Grupo DBS Indústria do Amazonas. A produção é feita no formato CKD (Completely Knocked Down), ou seja, as motos são montadas localmente a partir de kits importados da Itália. Do mesmo modo, segundo a direção brasileira, a estratégia mira crescimento sustentável e visão de longo prazo.
Mercado premium de motos
Segundo Fabrício Morini, presidente da Moto Morini Brasil, o movimento tem forte simbolismo. Ou seja, a marca destaca emoção, autenticidade e espírito premium como pilares da operação.
A expansão para o Espírito Santo reafirma nossa confiança no país e a certeza de que estamos construindo uma comunidade movida por emoção, autenticidade e o verdadeiro espírito do motociclismo premium.
Fabrício Morini, presidente da Moto Morini Brasil

O responsável pela nova unidade é Eduardo Spadetto Ramlow, da Du Motors. Ele já atua com marcas como Kawasaki, SBM e Shineray em Vitória. Spadetto afirma que acompanha o setor há 36 anos e vê grande potencial na Moto Morini. Segundo ele, a proposta da marca representa oportunidade estratégica para o Estado.
A operação brasileira tornou-se um dos pilares estratégicos da marca no cenário global. Nesse sentido, a empresa aposta em experiência do cliente e forte identidade visual. A nova loja seguirá padrão internacional e atendimento especializado. Do mesmo modo, a expectativa é atrair consumidores que buscam performance e tradição.
Sobrevivente da guerra
Fundada em 1937 por Alfonso Morini, a empresa tem história ligada às competições. A marca nasceu na província de Bolonha e cresceu com foco em engenharia avançada. Mesmo após destruição na Segunda Guerra, a fabricante se reergueu. A retomada consolidou a Moto Morini como referência em design e desempenho. Seu legado permanece presente nas linhas atuais.
Atualmente a marca está em Trivolzio, na Lombardia. No Brasil, a operação combina expansão comercial e fortalecimento institucional. A meta é consolidar posição entre as principais marcas premium do país.