Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O horário de verão vai voltar no Brasil? Durante os últimos dias especulou-se sobre o retorno da medida, mas o Ministério de Minas e Energia informou que o país não voltará com horário de verão em 2025.

O esclarecimento foi feito para desmentir os rumores sobre o retorno da medida, descontinuada há seis anos. Segundo o ministério, não há necessidade da medida neste momento.

Segundo o governo federal, a medida tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora. 

Entretanto, em 2019, foi verificado que a medida havia deixado de produzir os benefícios energéticos esperados, em função da mudança nos hábitos de consumo da população e da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde.

Assim, a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política.

Ministério de Minas e Energia

Como funcionava o horário de verão?

Segundo o Decreto nº 6.558, o horário de verão começava no primeiro domingo do mês de novembro, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro. Com isso, o horário era adiantado em 60 minutos em relação à hora legal.

Além disso, nos anos que coincidia com o Carnaval, a data de encerramento era adiada. A medida tinha o objetivo de aproveitar melhor a luz natural e reduzir a concentração do consumo no horário de pico, que era no horário entre 18h e 20h.

O horário de verão era contemplado nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória