O Iate Clube do Estado (ICES) vai crescer e ganhar uma base fora de Vitória, onde fica. O comando do clube negocia uma parceria com o Clube de Santa Cruz, em Aracruz. Com o acordo, parte do clube do Norte do Estado será reformada para abrigar mais 45 posições para sócios. O Iate Clube em Vitória tem 450 posições para barcos atualmente e cerca de 900 sócios. Mas falta espaço físico para crescer.
“Temos uma demanda crescente no nosso mercado náutico e até o final do ano devemos concretizar nossa parceria com o Clube de Santa Cruz. Será uma forma de desafogar o nosso espaço em Vitória e ainda facilitar a manutenção dos barcos dos associados”, disse o comodoro do Iate, Fabiano Alves Pereira.
Mais espaço para embarcações é uma reivindicação antiga dos associados do Iate Clube. E de todos que têm barcos de esporte e lazer na região metropolitana. O clube é o único na Grande Vitória com atracadouro. Demais proprietários de barcos usam marinas secas.
Hoje o Espírito Santo tem cerca de 22 mil embarcações registradas segundo a Marinha do Brasil. Isso apesar de o Estado ter 400 quilômetros de litoral. O estado de Minas Gerais, por exemplo, não tem saída para o mar e possui mais de 35 mil embarcações registradas.
Não há marinas públicas no ES. Nem privadas com atracadouros. A parceria com o Clube de Santa Cruz é bem vinda, mas é pouco para a demanda que o Estado tem por uso de embarcações de esporte e lazer.