Foto: Freepik
Foto: Freepik

*Artigo escrito por Wesle Queiroz, contador na Timenow e membro do comitê qualificado de conteúdo de empreendedorismo e gestão do Ibef-ES.

A contabilidade digital representa o futuro, considerando que a contabilidade tradicional precisa se transformar por meio da integração e automatização dos registros em tempo real, tanto das informações financeiras quanto dos lançamentos contábeis.

Leia também: Primeiro censo do TEA no Brasil

A ausência de um controle financeiro ativo por parte dos pequenos empreendedores, que costumavam repassar as informações ao contador apenas ao final do mês, gerava dificuldades significativas no enfrentamento da burocracia. Isso, tanto no âmbito tributário quanto na obtenção de dados contábeis claros e precisos

Soluções contábeis digitais estão cada vez mais comuns e se tornam mecanismos atrativos para pequenos negócios.

Aplicativos como sistemas de gestão financeira e relatórios de fluxo de caixa auxiliam na organização das informações. Com envio e sincronização direta com a contabilidade, de forma a otimizar o tempo do empreendedor e melhorar a assertividade dos registros contábeis e fiscais.

Contudo, observa-se que a conexão em tempo real contribui diretamente para a tomada de decisões. Aumenta a confiabilidade e democratiza o acesso à gestão financeira profissional.

IA como ferramenta da contabilidade

Ferramentas que antes eram exclusivas de grandes empresas, devido ao alto custo, agora se tornam acessíveis a todos.

Em contrapartida, vale destacar que o avanço da inteligência artificial, automação dos processos e integração indicam o futuro presente da contabilidade já adaptada a vários perfis de empreendedores.

Entretanto, ainda existem negócios que resistem a tecnologia e carecem de pessoas qualificadas para o uso e manejo correto das ferramentas. Para manter a conformidade e exatidão no uso de todos os módulos disponíveis para facilitar o acesso à informação.

Portanto, a contabilidade digital tenta auxiliar os negócios no crescimento sustentável e na adaptação rápida às mudanças do mercado.

Torna-se uma aliada fundamental no sucesso do negócio, aumenta sua competitividade e ajuda os empreendedores a terem mais autonomia e controle da saúde da sua empresa.

Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo.

IBEF-ES

Entidade de utilidade pública

Instituto Brasileiro de executivos de finanças - Espírito Santo

Instituto Brasileiro de executivos de finanças - Espírito Santo