*Artigo escrito por Eric Alves Azeredo, professor, executivo, advogado, CEO da AZRD e líder do Comitê Qualificado de Conteúdo de Empreendedorismo e Gestão do Ibef-ES.
Com uma população de pouco mais de três milhões de habitantes e uma área de 20.779 km2, o País de Gales é um dos países que, juntamente com a Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, formam o Reino Unido.
Embora o esporte favorito no país seja o rugby, desde a Eurocopa de 2016, realizada na França, o interesse pelo futebol tem crescido consideravelmente junto à população galesa.
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Wrexham
A participação da seleção do País de Gales na Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, após 64 anos de espera, aumentou ainda mais o interesse pelo esporte.
Essa nova paixão nacional já havia chamado a atenção de Ryan Reynolds, ator, produtor, roteirista, apresentador e comediante canadense, e Robert McElhenney, ator estadunidense, conhecido por criar e interpretar Mac na série do canal FX It’s Always Sunny in Philadelphia.
Ambos, em 2021, decidiram comprar por £ 2 milhões (aproximadamente R$ 15 milhões) o Wrexham, clube mais antigo do País de Gales e o terceiro clube profissional mais antigo do mundo.
O Wrexham estava à deriva, e com estratégias de marketing criativas, como o documentário “Welcome to Wrexham” e a parceria com o Tik Tok, Reynolds e McElhenney não apenas revitalizaram a história local do clube, mas também o colocaram no mapa global.
Em pouco mais de três anos, o clube conquistou o título da National League para voltar a disputar a EFL League One, que equivale à terceira divisão do futebol inglês, colocando o clube a dois passos da famosa Premier League, uma das maiores ligas de futebol do mundo. A compra do Wrexham pelas estrelas de Hollywood trouxe esse clube pouco conhecido aos holofotes internacionais.
La Equidad
O toque de glamour hollywoodiano entrou em campo, e a empolgação tomou conta de Ryan Reynolds e Rob McElhenney. Ao lado de outras celebridades, como a atriz e produtora americana Eva Longoria, do jogador de beisebol Justin Verlander e da supermodelo Kate Upton, acertaram, no início deste ano, a compra de 99% do clube colombiano La Equidad, por US$ 30 milhões (cerca de R$ 180 milhões).
O clube pertencia até então à Equidad Seguros e ingressou na elite colombiana pela primeira vez apenas em 2007, mas nunca conquistou um título nacional.
A entrada de figuras públicas nos esportes tem se tornado uma tendência crescente em todo o mundo e um poderoso motor de branding e visibilidade. Essas figuras não apenas agregam poder midiático; elas ampliam a visibilidade global, desbloqueiam novas fontes de receita e atraem públicos, além dos tradicionais torcedores de futebol.
O número de celebridades que trazem recursos investindo em clubes de menor expressão é de grande importância para a revitalização de instituições tradicionais, e às vezes centenárias, que já estavam com dificuldades de sobreviver no futebol contemporâneo.
No entanto, surgem questionamentos: são esses investimentos uma força genuína para o crescimento sustentável do esporte ou apenas um fenômeno de marketing de curta duração?
Fica a pergunta no ar!
Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo.