*Artigo escrito por Eric Alves Azeredo, professor, executivo, advogado, CEO da AZRD e líder do Comitê Qualificado de Conteúdo de Empreendedorismo e Gestão do Ibef-ES.
O Real Betis Balompié, ou Real Betis, ou simplesmente Betis, foi criado em 1914 e, desde a sua fundação, o clube viveu momentos de glória e decepção, atravessando crises financeiras e desportivas.
Detentor de um único título de La Liga, a Liga Nacional de Futebol da Espanha, na temporada 1934-1935, ao contrário do que normalmente ocorre quando um clube não conquista títulos há tanto tempo, o número de torcedores do Real Betis vem crescendo ano após ano, fruto de uma gestão voltada para o meio ambiente e a inclusão.
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Em 2016, o clube criou um departamento que vem promovendo diferentes ações de inclusão, como a disponibilização de kits sensoriais gratuitos, o aumento da acessibilidade para cadeirantes e um programa de descrição de áudios, entre outros.
Real Betis Balompié e sustentabilidade
No início da década de 2020, o Real Betis criou a plataforma “Forever Green”, dando passos largos e decisivos para se tornar referência em sustentabilidade com ações embasadas no conceito ESG (Environmental, Social and Governance).
O clube também aderiu ao programa “Climate Neutral Now”, que incentiva organizações de todo o mundo a neutralizar as próprias emissões de carbono até 2050, com base nas diretrizes do Acordo de Paris.
Ações sociais
Em 2023 o Real Betis realizou um jogo em que o hino foi interpretado na linguagem de sinais, e os jogadores vestiram camisas com números exibidos como no teste de Ishihara, que detecta doenças que causam confusão na distinção de cores, como o verde e o vermelho no daltonismo, e o azul e o amarelo em doenças de mácula.
No início de 2024, o clube inaugurou espaço no seu estádio, destinado a pessoas com autismo, e, já no final do mesmo ano, em um jogo contra o Rayo Vallecano, válido pela La Liga, mais uma vez a torcida do Betis deu um show nas arquibancadas, arremessando milhares de bichos de pelúcia no campo para doar às crianças carentes na tradicional ação natalina promovida pelo clube.
E as ações do Real Betis não pararam por aí. No mês de fevereiro deste ano, em uma ação conjunta entre a Hummel, fornecedora de material esportivo, a ONG “Parley for the Oceans”, rede global voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, e a marca de tecidos sustentáveis Pyratex, criada em 2014, para substituir os têxteis sintéticos por opções naturais e mais responsáveis, o clube apresentou seu novo uniforme produzido a partir de fibras de algas marinhas, plástico reciclado retirado do oceano e polpa de madeira.
O lançamento fez parte da campanha “sem azul, não há verde”, que busca maior visibilidade, em especial para a invasão de uma espécie de alga asiática na costa do Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico no sul da Espanha. Ressalta-se que, já em 2022 o clube havia lançado uma camisa 100% sustentável feita com poliéster reciclado.
Enfim, as ações tomadas pelo Real Betis, há alguns anos, lhe dá o título de um dos clubes mais sustentáveis e inclusivos do mundo, e certamente este vale muito mais que o único título da La Liga conquistado há 90 anos.
A humanidade agradece!
Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo.