
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) publicaram, nesta terça-feira (12), a portaria conjunta (nº 58/2025). O documento autoriza a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, até 9.580 profissionais. Nesse sentido, o objetivo do processo seletivo é atender a necessidades temporárias do órgão.
Os contratados farão pesquisas estatísticas coordenadas pelo IBGE em todo o país.
Do total de vagas, 8.480 serão para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento do IBGE, responsável pela coleta de informações. Outras 1,1 mil vagas são para função de supervisor de coleta e qualidade, para atuar no acompanhamento e supervisão do trabalho de campo dos agentes.
O recrutamento do IBGE para a função dependerá de aprovação em processo seletivo simplificado. Nesse sentido, geralmente o processo é mais rápido que um concurso público.
Etapas de seleção do IBGE
Nesse modelo, as etapas da seleção geralmente incluem análise de currículo bem como análise de títulos. Em alguns casos, há a fase de entrevistas.
A duração dos contratos temporários será de um ano e poderá ser prorrogada por até três anos. Ou seja, o tempo varia de acordo com a necessidade do órgão para a conclusão das atividades.
A portaria ainda estabelece que o edital de abertura de inscrições sairá em até seis meses a partir desta terça-feira. Ainda não há definição da remuneração, porém o IBGE deverá observar questões orçamentárias.