Temos falado no IMVC sobre o uso de tecnologia específica para o mercado imobiliário e um importante passo foi dado pelo maior agente financeiro habitacional do país, a Caixa, que disponibilizou a contratação de financiamento habitacional por meio do aplicativo “Habitação Caixa”, para smartphones Android e iOS. A Caixa representa aproximadamente 70% do volume total de financiamentos imobiliários no Brasil e vem tomando importantes medidas para fomentar a construção civil. Atender e otimizar o serviço ao cliente é o foco. Isso inclui resolver pendências através do próprio app, com muito mais eficiência, comodidade e rapidez.
A Caixa garante que a solicitação do financiamento é extremamente simples, basta o interessado baixar o aplicativo, simular o crédito e escolher a melhor condição apresentada.
Nesse momento, ele pode ajustar as seguintes condições:
- valores de entrada;
- prazo;
- indexador da taxa de juros;
- sistema de amortização;
e até mesmo a prestação máxima pretendida.
Agora é só o usuário realizar seu cadastro, e dos demais participantes da proposta, informando: o município e o valor do imóvel.
A plataforma promete terminar com o vai e vem de todos os documentos necessários na operação. Tudo é feito pelo app, assim como a escolha do canal de atendimento, que pode ser a Agência Digital ou um correspondente Caixa Aqui.
Até mesmo a agência física, onde será assinado o contrato, poderá ser escolhida pelo correntista via aplicativo “Habitação Caixa”. Além disso, o cliente pode acompanhar todo processo pelo ambiente virtual.
A Caixa é o maior player do mercado financeiro habitacional e tem a maior carteira e a maior capilaridade geográfica. De acordo com o banco, as opções de financiamento habitacional incluem compra de imóvel novo, usado ou comercial, construção e habitação social (Casa Verde e Amarela e outros). O impacto desse app é estratégico para o sucesso do mercado imobiliário.
Quem trabalha com mercado imobiliário sabe quanto era angustiante o processo de uma venda em potencial para todos os envolvidos. Me refiro ao vendedor, ao corretor e ao cliente.
Antes do “sim” ou “não” do banco, em relação à aprovação do financiamento, havia a expectativa do cliente com suas ideias para o novo imóvel, o corretor com a projeção de uso da comissão e ainda da construtora, com expectativa de venda de mais uma unidade.
Através do aplicativo, o cliente envia sua proposta ao banco e acompanha todo o processo em ambiente 100% virtual. Agora o cliente pode verificar se a proposta foi recebida, interagir no caso de ocorrência de pendências documentais e, por fim, obter o resultado de sua avaliação de crédito.
O acesso a boleto de pagamento também será disponibilizado, bem como o pagamento da tarifa inicial de avaliação do imóvel pretendido. No final, poderá conferir o resultado do laudo.
O usuário acompanhará online a liberação ou não dos recursos da sua conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em caso de utilização como entrada no financiamento, bem como a data prevista para assinatura do contrato.
De fato, o mundo e o Brasil caminham para a super otimização dos processos, com redução dos custos, agilidade na prestação dos serviços, com foco no principal protagonista: o cliente. Isso é o Mercado Imobiliário 4.0 na prática!
A Praia do Canto foi o local escolhido para o novo empreendimento da RS Construtora e Incorporadora, em parceria com o Grupo Incospal. Uma das ruas mais aconchegantes da região serviu de inspiração para o nome do condomínio: Joaquim Lírio 333. O projeto apresenta uma fachada contemporânea e diferenciada, resultante da atuação experiente e ousada dos arquitetos Diocélio e Bernardo Grasseli, maiores expressões do segmento no Espírito Santo. Para os ambientes comuns, a arquiteta paulista de interiores Denise Barretto, que assina ambientes de grandes expressões e grifes de luxo mundial.
Por falar em Praia do Canto, o bairro tem recebido uma série de novos empreendimentos residenciais de alto padrão. O isolamento social fez as famílias repensarem suas prioridades e valorizarem o lar. Entre os lançamentos, temos o Signature, da Javé, além da RS Construtora e Mazzini Gomes, com dois lançamentos. Além disso, prédios que foram lançados há algum tempo adiantaram a obra e já entregaram, como é o caso do WL Prime, na Aleixo Netto.
As pessoas estão fazendo um upgrade, pois tem muita gente com apartamento em prédio antigo, com espaços que já não cabem mais a família. Há ainda a falta de espaço adequado para o home office. Até mesmo uma coisa básica como a falta de capacidade técnica no cabeamento de internet, por exemplo, afeta a decisão pela compra de um novo imóvel. As pessoas migram para novos empreendimentos e a situação propicia o alto volume de lançamentos na Praia do Canto. Note que estamos falando de um bairro com alto padrão, um dos metros quadrados mais caros da Grande Vitória.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória