Thiago Abreu
IMÓVEL PARA VOCÊ

porThiago Abreu

Out 2020
24
Thiago Abreu
IMÓVEL PARA VOCÊ

porThiago Abreu

Out 2020
24

Soft skills e as habilidades essenciais para o corretor de imóveis

As mudanças de comportamento no processo de negociação de imóveis andou mexendo com o cotidiano do corretor. Diante desse cenário, novas soft skills foram requisitadas e as mais exigidas este ano foram: criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade, gestão do tempo, atitude mental positiva, inteligência emocional, resiliência, ética profissional e aprendizagem contínua.

Claro que para o corretor são imprescindíveis, e continuam valendo, as skills da comunicação, empatia, paciência e, claro, a aptidão em fechar cada vez mais negócios.

As características comportamentais, de caráter subjetivo, que impactam a rotinha de trabalho dos profissionais de vendas, também foram impactadas pela incorporação de novas tecnologias. No pós-pandemia, empresas do imobiliário serão também empresas tecnológicas, com valorização da atividade produtiva.

O que quero enfatizar é que o compartilhamento de informações, a sinergia da equipe de vendas e a rápida adesão à novas tecnologias são conceitos inerentes das empresas. No entanto, a tecnologia das empresas passa pela qualificação dos trabalhadores e isso exige constante aprendizado, skill já citada aqui. Ainda tem dúvida de que a reinvenção do imobiliário também passa pela constante lapidação das soft skills?

A arte de transformar reinvenção profissional em sucesso de vendas

A palavra skill tem feito parte do vocabulário das empresas com frequência. Traduzida como competências ou habilidades, é por meio das soft skills que um recrutador pode avaliar as competências pessoais e tomar a decisão pela escolha de um profissional. Para falar sobre o assunto, vamos conversar com Emerson Mainardes, professor da Fucape, doutor em Administração e especialista em Marketing, Vendas e Estratégia.

Confira a entrevista:

Por que considerar as soft skills para o corretor de imóveis?

O corretor de imóveis vende um produto que não é fácil de vender. Vender um imóvel exige muito esforço porque não é uma decisão rápida. Não basta apenas o conhecimento técnico. É preciso entender de gente. Entender de pessoas hoje é fundamental para o corretor de imóveis.

Quais as habilidades que o mundo do trabalho exige dos profissionais de vendas hoje e como se manter atual frente a essas novas habilidades?

Acredito que a habilidade mais importante para um vendedor é saber perguntar. Por muito tempo o vendedor foi visto como um grande falador, mas hoje ele tem que falar menos do que o cliente. Ele tem que ser capaz de extrair o que as pessoas pensam e sentem.

A pandemia modificou a forma de se relacionar com o cliente e exigiu que habilidades digitais fossem incorporadas de forma mais rápida. Como será a profissão do corretor de imóvel no futuro frente às mudanças já percebidas hoje?

A pandemia talvez tenha acelerado o processo. A profissão do corretor de imóvel, no futuro, vai continuar existindo. Duvido que uma pessoa seja capaz de comprar um imóvel sem o apoio de um corretor. Digo mais, o corretor tem o papel de consultor e consegue encontrar o melhor custo-benefício para o cliente. Aqueles corretores que ficam simplesmente tentando tirar o máximo do cliente, no intuito de fechar negócio, esses vão ficar para trás.

O que o cliente deseja de um corretor de imóveis e como esse profissional pode ser mais desejado pelas empresas imobiliárias?

O corretor que habilmente conseguir administrar sua rede de relacionamento e representar adequadamente a empresa que representa vai ter muito espaço no mercado. O cliente quer uma pessoa sincera e que ofereça as melhores soluções, prestando um serviço adequado.

Postado Agora

Javé inova com marketing didático

A Javé inova no marketing com o casal de influencers Alline Passamani e Rodrigo Abelha. A construtora vai mostrar o passo a passo de uma obra de reforma e o objetivo é mostrar aos seguidores das redes sociais todas as etapas dessa experiência pela qual todos passamos em nossos lares.

Postado Agora

Narrativas que atraem a atenção do público

Com narrativas pessoais, a Javé irá falar sobre a escolha do apartamento, elaboração dos projetos, visita a fornecedores para definição de materiais e mão de obra, além do dia a dia da obra, com dicas. Ao final, um tour pelo apartamento valoriza a apresentação do antes e depois.

Postado Agora

Foco no alto padrão de qualidade

O primeiro episódio foi ao ar no dia 18 de outubro e contou com a presença de Átila Duque, gerente de vendas da Javé. O casal Alline Passamani e Rodrigo Abelha conheceu as 13 opções de Residenciais da Javé Construtora e a unidade escolhida foi no empreendimento Torre São Miguel, localizado na quadra do mar da Praia da Costa. O empreendimento possui 4 quartos, com 2 suítes, em 112m2. A Javé frisa que alguns materiais da obra, como o porcelanato escolhido pelo casal, é o mesmo entregue na unidade. Alto padrão de qualidade!

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas