Economia

Indicador de exportações dá sinal de retomada do comércio no 1º tri, diz barômetro da OMC

Indicador de exportações dá sinal de retomada do comércio no 1º tri, diz barômetro da OMC Indicador de exportações dá sinal de retomada do comércio no 1º tri, diz barômetro da OMC Indicador de exportações dá sinal de retomada do comércio no 1º tri, diz barômetro da OMC Indicador de exportações dá sinal de retomada do comércio no 1º tri, diz barômetro da OMC

O comércio global de bens continuou em baixa no primeiro trimestre de 2023, mas uma aceleração nos pedidos de exportação apontam para um aumento na demanda por bens comercializados, apontou o barômetro da Organização Mundial do Comércio (OMC). O índice subiu de 92,2 para 95,6 desde o último resultado em março, mas ainda continua bem abaixo da linha de base de 100 da escala que vai de 90 a 110.

Valores menores que 100 indicam que o volume de mercadorias comercializado caiu ou vai cair para níveis abaixo da tendência, explicou a organização no comunicado divulgado nesta quarta-feira, 31.

Os componentes do barômetro deram leituras mistas, com fortes indicadores positivos e negativos – o que torna projeções de curto prazo mais incertas que o comum, afirmou a OMC.

O índice de pedidos de exportação (102,7), por exemplo, retomou ao nível acima da tendência após uma queda associada à guerra na Ucrânia.

O índice de produtos automotivos (110,8) também cresceu acima da tendência, em meio às fortes vendas nos EUA e na Europa.

Os indicadores de transporte de contêineres (89,4), frete aéreo (93,5) e comércio de componentes eletrônicos (85,2) deram sinais de enfraquecimento, enquanto o índice de comércio de matérias-primas (99,0) ficou próximo da linha de base.