Economia

Indústria prepara início das operações de caminhões autônomos

A Mercedes-Benz já tem um ônibus sem motorista rodando, em fase de testes, em corredores de Amsterdã, na Holanda. O Future Bus, como é chamado, é uma das estrelas da marca no IAA

Indústria prepara início das operações de caminhões autônomos Indústria prepara início das operações de caminhões autônomos Indústria prepara início das operações de caminhões autônomos Indústria prepara início das operações de caminhões autônomos
São essas tecnologias que estão à mostra no Salão Internacional de Veículos Comerciais Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Hannover – Com menos alarde do que ocorre com os automóveis, a indústria de caminhões e ônibus também prepara, para um futuro não muito distante, o início das operações de veículos de transporte de cargas e de passageiros sem motoristas, ou autônomos. A etapa que antecede esse processo, a de colocar no mercado veículos comerciais movidos 100% a eletricidade e totalmente conectados, com sistemas capazes de reconhecer pedestres ou de frear automaticamente na iminência de uma batida, começa a ser colocada em prática a partir de 2017 e 2018.

São essas tecnologias que estão à mostra no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), o maior do mundo no segmento, que ocorre até o dia 29 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O evento reúne mais de 2 mil fabricantes de caminhões, ônibus, vans, autopeças e implementos e é a maior vitrine do que será o futuro da mobilidade que, como sempre, chegará primeiro nos países desenvolvidos.

A Mercedes-Benz já tem um ônibus sem motorista rodando, em fase de testes, em corredores de Amsterdã, na Holanda. O Future Bus, como é chamado, é uma das estrelas da marca no IAA, junto com um caminhão totalmente elétrico, o Urban e-Truck, e uma van conceito, a Vision que, além de autônoma, atua em conjunto com mini robôs e drones na entrega de mercadorias em grandes centros urbanos.

“Estamos abrindo as portas para o transporte sustentável, sem ruídos, sem emissões de poluentes e seguro”, diz o diretor global da área de desenvolvimento da Daimler/Mercedes, Sven Ennerst.

A indústria, segundo ele, está atenta às demandas dos grandes centros urbanos, onde há um movimento cada vez maior para restringir o acesso de veículos de grande porte, poluentes e barulhentos.

O caminhão e o ônibus elétrico devem ser produzidos comercialmente entre 2018 e 2020 na Europa, Estados Unidos e Japão. Já a Vision, por ser autônoma, depende de mudança nas regulamentações.

Pelo conceito mostrado no IAA, o veículo chega o mais próximo possível do seu destino e, se a rua estiver interditada, por exemplo, a entrega de pacotes será concluída por pequenos robôs transportados no compartimento de cargas, totalmente digital, ou por drones acoplados ao teto do veículo, que são controlados à distância por joysticks.

Revolução

Para o presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), Matthias Wissmann, veículos autônomos começarão a circular, em etapas, entre 2020 e 2030. “Nosso objetivo no longo prazo é uma direção livre de acidentes e mais eficiente”, explicou ele, durante a cerimônia de abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais ao público, na última quarta-feira.

“A indústria está preparada para uma revolução”, afirma Andreas Renschler, presidente global do grupo Volkswagen/MAN, que também expõe um caminhão e um ônibus elétricos no evento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.