
A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, na internet.
A medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19), por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.
LEIA TAMBÉM:
- Empresário desiste de construir Terra dos Dinos em Guarapari e cita “falta de parceria”
- Receita libera consulta a maior lote de restituição do Imposto de Renda da história
- Aposentados vítimas de fraudes e herdeiros têm direito a restituição em dobro; entenda
Além disso, o documento assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, estabelece que a identificação biométrica de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.
O objetivo é de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
A concessão de novas autorizações para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas estava bloqueada desde o último dia 8.
Assim, o bloqueio atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), de junho do ano passado. O anúncio do bloqueio aconteceu em meio às investigações de irregularidades na cobrança de mensalidades associativas e empréstimos consignados
Fraude no INSS
Após as irregularidades, o TCU determinou que o INSS só permitiria as cobranças em folha em favor de sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário.
A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.
Além disso, o instituto recorreu das determinações, alegando, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha.
No entanto, um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados, o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.
O INSS alerta que não realiza atendimento por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp. Também não pede aos beneficiários que enviem documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação.
Todos os serviços e informações sobre benefícios estão nos canais oficiais, como o site, o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.