Economia

Itaú posterga para agosto previsão de início da trajetória de corte de juros

Itaú posterga para agosto previsão de início da trajetória de corte de juros Itaú posterga para agosto previsão de início da trajetória de corte de juros Itaú posterga para agosto previsão de início da trajetória de corte de juros Itaú posterga para agosto previsão de início da trajetória de corte de juros

São Paulo – O Itaú Unibanco acredita que o ciclo de cortes na taxa de juros terá início em agosto, e não mais em julho, como previa anteriormente. A nova projeção foi divulgada nesta quinta-feira, 9, um dia após o Banco Central (BC) decidir pela manutenção da Selic em 14,25% ao ano e de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de maio.

Com isso, a taxa Selic deve chegar ao final de 2016 em 12,75%, e não mais em 12,25% ao ano. Até lá, serão três cortes de 0,50 ponto porcentual a partir da reunião de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom). O ciclo de cortes continuará em 2017, até alcançar os 10% ao ano.

De acordo com o Itaú Unibanco, a recessão econômica abre espaço para cortes de juros, porém a inflação corrente elevada e as incertezas fiscais “sugerem cautela”. A instituição prevê que a taxa de desemprego permanecerá “em alta” e ressalta que a taxa de câmbio se estabilizou recentemente, “ainda que a volatilidade siga elevada”.