José Carlos Corrêa Cardoso, sócio-diretor da Cofril. Foto: Cofril/Divulgação
José Carlos Corrêa Cardoso, sócio-diretor da Cofril. Foto: Cofril/Divulgação

Sócio-diretor da Cofril, José Carlos Corrêa Cardoso foi reconhecido mais uma vez na categoria Proteína Animal da pesquisa Líder Empresarial. Com 38 anos de atuação no mercado, a empresa mantém hoje três unidades produtivas, localizadas em Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim, além de granjas de suínos em Muqui e Vargem Alta, gerando cerca de 1.500 empregos diretos.

Em 2025, a Cofril alcançou o crescimento projetado, consolidando sua operação, e para 2026 projeta novas conquistas, com avanços tecnológicos, melhoria contínua dos processos e expansão da produção, mantendo a excelência como norte estratégico.

Sede da Cofril. Foto: Cofril/Divulgação

O tema de Líder Empresarial deste ano é “Tradição se renova com excelência”. O que tem de tradição, de renovação e de excelência na sua liderança?

Esse reconhecimento de liderança empresarial renova em nós o compromisso com a excelência. Estamos no mercado há mais de 38 anos, aliando tradição com a constante busca pela inovação.

O que você preservou (e ainda preserva) do legado da empresa que você lidera e o que reformulou ao longo do tempo para elevar o padrão?

Preservamos nossa forma de atuação junto a todos os parceiros. Lealdade e compromisso com os fornecedores, proximidade cada vez maior com os colaboradores e busca constante do aprimoramento da qualidade dos produtos para proporcionar a satisfação dos nossos clientes e consumidores. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, atuamos sempre no sentido de buscar a melhoria da tecnologia do segmento.

Que prática de gestão virou ritual na sua organização e que ajuda a explicar por seu reconhecimento como liderança no seu segmento?

Nossa gestão é participativa, compartilhando com todas as lideranças da empresa a busca para as melhores decisões sobre as questões cotidianas, permitindo-nos pontuar os rumos adequados para o futuro. Entendemos que essa atuação tem nos permitido esse reconhecimento.

Qual risco uma liderança de excelência aceita e qual nunca aceitaria? O que é negociável e inegociável na sua gestão?

Nos comprometemos sempre com o possível, dentro da nossa capacidade de gestão, sempre atuando com a verdade e com visão de futuro que nos permita tomar as decisões com segurança. A transparência com as ações e decisões cremos ser a forma mais adequada de continuarmos obtendo o reconhecimento de excelência na liderança.

E como você forma líderes abaixo de você? Quais são os critérios e atributos que mais incentiva e desenvolve?

Com a convivência do dia a dia e a observação, vamos identificando os colaboradores com potencial de atuação em funções de liderança e, assim, formamos nossos futuros encarregados, supervisores e gerentes.

Nossa gestão é participativa, compartilhando com todas as lideranças da empresa a busca para as melhores decisões sobre as questões cotidianas, permitindo-nos pontuar os rumos adequados para o futuro.

Qual o papel da liderança para conduzir a empresa e liderados em relação a temas atuais, como ESG, diversidade, saúde mental, gestão pautada nas pessoas?

O respeito deve ser a tônica principal no trato com as pessoas. É isso que difundimos junto à nossa equipe de trabalho para que a convivência seja harmoniosa e possa gerar satisfação para todos.

Se você tivesse que ensinar uma única regra de liderança, qual seria?

Respeitar, entender e apoiar seus parceiros nas iniciativas positivas e ser exemplo constante através das ações. Ao nosso entendimento, essa é a regra a ser seguida por todas as lideranças.