Economia

Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES

Para ajudar quem deseja se aventurar nos negócios, o Jornal da TV Vitória terá conteúdos no canal "Geração Empreendedora" com dicas e ideias para os jovens empreenderem

Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES
Foto: Divulgação

A cada ano que passa, os jovens têm buscado novas oportunidades no mundo dos negócios. Quase um quarto de todos os empreendedores do Espírito Santo tem menos de 34 anos. É o que apontam os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-ES).

Para ajudar as pessoas que têm boas ideias, mas não sabem como tirá-las do papel, o Jornal da TV Vitória vai trazer conteúdos na internet com um especialista no assunto. O canal “Geração Empreendedora”, que também tem outros parceiros, terá vídeos temáticos três vezes na semana. 

Foto: Reprodução / Instagram

Com uma linguagem simples e objetiva, o administrador e empreendedor Fernando Gregório, de 33 anos, irá compartilhar suas experiências no mundo dos negócios, além de trazer ideias e dicas para os jovens que querem empreender.

“Serão três vídeos por semana. Na segunda-feira, os vídeos vão falar sobre inovação, quais são os processos, de que forma você pode buscar ideias inovadoras para empreender. Na quarta-feira, será sobre startup, o mundo vive um momento de startup e o brasileiro é um bom empreendedor nesta área. E no sábado, vamos falar do dia a dia do empreendedor, trazendo os dilemas e os desafios”, adiantou. 

Natural de Aracruz, Norte do Estado, Fernando mora em Vitória há sete anos. Ele atua há cerca de oito anos em gestão de projetos. Apaixonado pelo Espírito Santo, criou o aplicativo Vibes com mais de 100 dicas para ajudar quem deseja encontrar pontos turísticos para curtir os municípios capixabas. 

Além de ser o CEO do aplicativo, Fernando também tem experiência na área de vestuário a frente de uma marca de camisas. Ele irá dividir um pouco das suas aventuras no mundo dos negócios no canal, que já está no ar.

>> CLIQUE AQUI E ACESSE O CANAL “GERAÇÃO EMPREENDEDORA” 

Gregório conta que muitos jovens têm criado o hábito de pensar em abrir o próprio negócio, de ser o próprio patrão. No entanto, ele alerta que é preciso ter calma e planejar bem antes de começar.

“A GEM, uma pesquisa que monitora o empreendedorismo no mundo, aponta que 14 milhões de brasileiros começaram a empreender na pandemia. Desse número, o segundo maior grupo é formado por jovens. O grande desafio do empreendedor jovem é não ir com muita cede ao pote. O jovem tem a energia, mas precisa ser controlada no contexto mercadológico para que se possa colocar a energia em ideias que tenham aderência no mercado”, disse. 

O Espírito Santo tem 406.618 empresas ativas, quase 53 mil foram criadas entre janeiro e setembro deste ano. Deste número, 23,91% pertencem a jovens de até 34 anos. 

Os setores que mais cresceram neste ano foram o de comércio de vestuário e acessórios, de obras de alvenaria, de cabeleireiros e manicure e o setor de alimentos. 

A analista do Sebrae-ES, Renata Braga, lembra que há muitas oportunidades no mundo dos negócios, mas é preciso ter estratégias para ter o melhor desempenho.

“Faça um piloto do seu negócio, passe para uma fase de experimentação, parta para o planejamento, avalie os riscos e o seu investimento inicial deve ser o menor possível. Comece a investir no seu negócio a partir do momento que ele começar a dar retorno”, orientou.   

Para já entrar no clima do canal, Fernando já deixou uma dica valiosa para quem deseja empreender.

“A jornada de um empreendedor é muito custosa, muito desafiadora. Costumo dizer que o empreendedorismo é um estilo de vida. Você tem que estar preparado para aguentar os altos e baixos. Não existe formula mágica para o empreendedorismo, os mercados são diferentes, as formas de gestão são diferentes. É preciso pensar bem no negócio, no mercado que ocupa, no cliente, para só então devolver performances para empreender e dar certo”, pontuou. 

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.