Economia

Kanczuk diz que BCs autônomos conseguem ter juros menores

Kanczuk diz que BCs autônomos conseguem ter juros menores Kanczuk diz que BCs autônomos conseguem ter juros menores Kanczuk diz que BCs autônomos conseguem ter juros menores Kanczuk diz que BCs autônomos conseguem ter juros menores

O economista Fábio Kanczuk, indicado para a Diretoria de Política Econômica do Banco Central (BC), afirmou nesta terça-feira que a autonomia da instituição é um “ganho importante”. “BCs autônomos conseguem ter juros menores”, afirmou, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Bandeira antiga do Banco Central, a autonomia é umas das prioridades legislativas da autarquia para este ano no Congresso. Um projeto de autonomia, que conta com o patrocínio do governo, já tramita atualmente na Câmara dos Deputados.

Questionado por senadores sobre sua visão a respeito da economia brasileira, Kanczuk avaliou que ela “parece estar aos poucos se recuperando”. O economista disse ainda acreditar que o BC vencerá a “batalha” contra o spread bancário – a diferença entre o custo de captação de recursos pelas instituições financeiras e o que é efetivamente cobrado de famílias e empresas em operações de crédito. O spread foi um dos temas recorrentes da sabatina desta terça de Kanczuk, na CAE.

A CAE do Senado aprovou nesta terça o nome de Kanczuk para a Diretoria de Política Econômica do Banco Central. A indicação ainda precisará passar pelo plenário do Senado.