Líder Empresarial 2025. Foto: Arthur Louzada
Líder Empresarial 2025. Foto: Arthur Louzada

Liderança que inspira, decide e entrega, seja no setor privado, no poder público e nas instituições, é o fio que sustenta resultados no Espírito Santo. Na 25ª edição do Líder Empresarial, o reconhecimento recai sobre práticas concretas: saber ouvir e comunicar com clareza, método e governança que atravessam ciclos.

Do Executivo, que preza por estabilidade e diálogo, ao Legislativo, que garante segurança jurídica e equilíbrio fiscal, passando por lideranças setoriais e pela necessidade da presença crescente de mulheres em postos de comando, a mensagem é uma só: tradição se renova com excelência quando legado vira prática, e prática vira impacto em emprego, investimento e confiança.

Americo Buaiz Neto, vice-presidente da Rede Vitória. Foto: Everton Nunes

Para ser bem-sucedido empresarialmente, é preciso relevância. A relevância faz você ter um impacto direto na vida das pessoas ao seu redor, e isso, definitivamente, não precisa de ter tamanho para fazer. Para nós, celebrar os 25 anos de Líder Empresarial é celebrar o movimento da economia, quem gera empregos e oportunidades e quem construiu e constrói o Espírito Santo que vemos hoje.

Americo Buaiz Neto, vice-presidente da Rede Vitória

Felipe Caroni, CEO da Rede Vitória. Foto: Everton Nunes

Desde 2023, a Rede Vitória mudou a metodologia da pesquisa Líder Empresarial. A Futura hoje realiza a pesquisa com 200 empresários, executivos, empreendedores, perguntando a eles quais são os líderes das categorias elencadas. Esse reconhecimento se torna ainda mais relevante e mais simbólico porque é todo um ambiente de negócios que está ali sendo adicionado.

E em 2023, a Futura fez uma pesquisa sobre liderança e quem respondeu foi a população capixaba. Era uma pesquisa popular, quem respondia eram funcionários das empresas. E eu lembro que foram três perguntas bem marcantes. A primeira delas foi: “qual é o atributo mais importante que você enxerga em um líder?”. O que ficou em primeiro lugar é saber ouvir, seguido de saber se comunicar. Depois, a Futura perguntou: “o que mais importa para você se interessar em estar em uma empresa?”. Para os homens, o que era mais importante era a carreira, ascensão, enquanto para as mulheres, era o respeito.

Felipe Caroni, CEO da Rede Vitória

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo. Foto: Everton Nunes

Eu agradeço muito a vocês que estão cuidando das empresas de vocês, porque quando a gente cuida daquilo que é nossa tarefa, a gente ajuda muito toda a população. O Estado conquistou respeito em diversas áreas porque atingiu resultados que transformam a vida das pessoas. Nós conquistamos um ambiente positivo no estado do Espírito Santo, e isso tem um tem uma relevância muito grande porque o caminho que a gente seguiu até agora é um caminho que produziu o resultado que a gente tem hoje, de respeito, de conversa republicana. É isso que faz com que as pessoas tenham uma onda de otimismo.

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Foto: Everton Nunes

O Espírito Santo é um estado da superação. Meu papel enquanto presidente da Assembleia é garantir o equilíbrio das relações institucionais entre o Poder Legislativo e os demais poderes e instituições, garantindo o equilíbrio na política e na gestão, levando, naturalmente, o que nós precisamos garantir: desenvolvimento econômico e social para todos os cidadãos capixabas. E, no caso do setor empresarial, estimulá-lo, e a Assembleia não foge à luta quando garante que o governo do Estado, através do orçamento, possa levar investimento para 78 municípios, ofertando uma infraestrutura decente, mas, principalmente, um ambiente de negócios com segurança jurídica.

Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória. Foto: Everton Nunes

O papel da liderança do setor público e do setor privado é inspirar as pessoas, como papel determinante e fundamental. Mas, além de inspirar, a liderança tem um papel de estimular, de fazer com que nós nos movamos da posição de comodidade, de algo que parece definido, e ousemos sonhar em transformar a sociedade. A transformação é fruto do trabalho de lideranças. E essa transformação nós vivenciamos hoje na nossa cidade. Vitória hoje é uma referência nacional. Nós vivemos na cidade mais inovadora, tecnológica e conectada de toda a nação. Isso significa melhoria de vida para todos, porque gera oportunidade, nos coloca no topo da prateleira dos investimentos.

Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória

Érica Neves, presidente da OAB Espírito Santo. Foto: Everton Nunes

As mulheres cada vez mais têm ocupado espaços de liderança em todos os segmentos e instituições. Temos que tornar as mulheres líderes, incentivar a igualdade, promover o respeito e a inspiração. Que mais e mais mulheres possam abrir portas para que outras mulheres cheguem onde elas quiserem. E que suas capacidades e competências sejam reconhecidas e valorizadas. Eu mesma não sabia o quanto a gente impacta outras mulheres. Hoje, sendo líder na OAB de Espírito Santo, vejo as mulheres demonstrando o sentimento de pertencimento, dizendo como a vida delas mudou, com elas têm mais confiança e visibilidade.

Érica Neves, presidente da OAB Espírito Santo