Ademir Dalla Bernardina: “Temos portas abertas para todos os nossos colaboradores”

Ademir Luiz Dalla Bernardina é diretor-presidente da Dalla Home Center, empresa que atua no varejo de material de construção, lar e lazer. Possui sete lojas físicas no estado do Espirito Santo, um centro de distribuição e e-commerce. Atualmente, são mais de 20 mil itens em linha em suas lojas para atender o consumidor capixaba, sendo o maior mix de pisos e revestimentos do Espírito Santo para pronta entrega. A empresa procura entregar uma experiência de compra completa para o cliente, para que ele possa encontrar todas as soluções para sua obra num único lugar, com atendimento especializado. Em 2021, duas novas lojas foram abertas, uma em Linhares e outra em Vila Velha.

“Erros e problemas estão suscetíveis a acontecer e, por isso, estamos aqui para ajudar a equipe a vencer essas barreiras. É preciso motivar a equipe e ouvir suas dores e problemas, tentar entender e ter empatia.”

Por que as pessoas o elegeram líder ?

Acredito que foi pelo trabalho em equipe que a Dalla executou nos últimos anos junto à sociedade capixaba. Investimos constantemente em nossas lojas, trazendo mais variedade, atendimento de qualidade e conforto para nossos clientes. Temos foco total no cliente e em sua necessidade, além de entendermos como o capixaba gosta de ser atendido, por sermos uma empresa e família 100% capixaba.

 

Qual é o seu conceito em liderança ?

Trabalho de equipe e constante alinhamento entre todos. Temos que ter uma equipe forte e com comunicação rápida. Todos alinhados com o único objetivo de atender às necessidades de nosso clientes.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la ?

O principal benefício desse estilo de liderança é o alinhamento dos objetivos, aproximando os liderados dos líderes e diminuindo os ruídos de comunicação. Temos uma política de poucas hierarquias dentro da empresa e portas abertas para todos os nossos colaboradores. A diretoria da empresa está sempre acessível para todos, nos reunimos com todos os setores semanalmente, além de visitarmos constantemente as lojas e centro de distribuição. Sempre estamos perto da operação e conversando com nossos colaboradores para entender como podemos melhorar. Apesar do tamanho da empresa, sempre tivemos como cultura esse acesso fácil entre os líderes, mostrando que todos são valorizados pela Dalla. E a importância disso resulta na melhora da performance, redução do turnover e retenção de talentos.

 

Como encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Temos que entender que, antes de tudo, estamos trabalhando com pessoas, e não com máquinas. Erros e problemas estão suscetíveis a acontecer e, por isso, estamos aqui para ajudar a equipe a vencer essas barreiras. É preciso motivar a equipe e ouvir suas dores e problemas, tentar entender e ter empatia. A liderança tem que entender e ver como operação funciona, não adianta ficar somente no escritório. Seu colaborador precisa ver que você faz parte e que você entende a função dele dentro da empresa. Não adianta só criticar, isso é outro grande erro, pois desmotiva todos. Temos que pensar em como melhorar e manter isso em mente quando os problemas ocorrerem.

 

Quais comportamentos e habilidade precisam estar desenvolvidas num líder ?

Acredito que um líder precisa ser dinâmico, ter visão macro da empresa, capacidade de influenciar seus colaboradores em prol de um objetivo e, por fim, desenvolver talentos.

 

Qual o papel do líder para garantir a diversidade ?

O líder precisa garantir essa qualidade dentro empresa, pois, assim, proporciona diversas oportunidades de aprendizado, além de criar um ambiente com mais empatia e compreensão, o que gera uma maior inteligência emocional para dentro da cultura da empresa. Tal fato torna a empresa mais próxima da sociedade e de seus clientes. Isso faz com que a equipe seja mais capacitada, pois é mais pluralizada e ainda mais adaptada para os constantes cenários de mudanças que vivemos no mundo dos negócios.

 

A quais pautas e temas o líder precisa estar atento ?

A pauta de meio ambiente hoje é importantíssima. Tentamos promover na empresa uma consciência de preservação do meio ambiente, além de promover a coleta de matérias recicláveis. Hoje, dentro da Dalla, temos parcerias de coletas para reaproveitamento do material descartado (plásticos, papelão, fitilhos etc.,), além das campanhas para o uso consciente dos insumos do dia a dia com os colaboradores. Além disso, para o ano de 2022, estamos aprovando os projetos de energia solar em quatro filais da Dalla Home Center. Vale ressaltar que, além de ajudar o meio o ambiente e o futuro, que é o ponto mais importante, isso também está nos gerando economia. Outro ponto de atenção é o cenário mundial, político e econômico, que impacta diretamente no nosso dia a dia. A pandemia nos mostrou o quanto esses temas são importantes para a tomada de decisão.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Minha maior conquista sem dúvidas é poder ver o crescimento da Dalla Home Center nos últimos anos, tornando-se uma empresa de referência no setor dentro do estado do Espirito Santo. Mas para isso tivemos muito trabalho em equipe, foco e dedicação. E o maior desafio foi montar um time capaz de entregar esse resultado. Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios de um líder.

 

Qual o futuro da liderança?

Hoje estamos vivendo tempos de constantes modificações. A pandemia nos mostrou que precisamos ser rápidos e nos adaptar às adversidades para nos perpetuar. O líder precisa estar atento às mudanças, entender essa necessidade e se modificar rapidamente, aprender a conviver com instabilidade. Outro ponto importante é o choque cultural com as novas gerações, novas forma de pensar que contrastam com alguns métodos antigos, como o home office, que é um tendência. Dessa forma, mudar conceitos e ser dinâmico para entender as novas necessidades dos colaboradores.

Patrocínio