Artigo | A união de propósitos impulsiona o Espírito Santo

Por Nailson Dalla Bernadina, diretor-presidente do Espírito Santo em Ação

Quando as lideranças se unem por um objetivo comum, construímos novas possibilidades de futuro. É assim que, há duas décadas, o movimento empresarial Espírito Santo em Ação trabalha para criar um estado mais próspero e justo: mobilizando atores, promovendo diálogo, apontando caminhos e criando soluções para a sociedade capixaba.

Os resultados falam por si. Com ações de curto, médio e longo prazo, enfrentamos as dores de agora, ao mesmo tempo em que pensamos as bases para o desenvolvimento socioeconômico no amanhã. Um dos exemplos mais recentes foi a aprovação da Nova Lei de Licenciamento Ambiental, amplamente discutida entre poder público e setor produtivo. Um salto que posicionará o Espírito Santo na vanguarda do tema no Brasil.

Nas últimas duas décadas, o ES em Ação atuou diretamente na elaboração de planejamentos estratégicos para o estado e para setores estratégicos da nossa economia. Foi assim com o ES 2025, o ES 2030, o recém-iniciado ES 500 Anos e as quatro versões do Plano de Desenvolvimento do Agronegócio (Pedeag).

Na educação, apoiamos a implantação do ensino em tempo integral em nove cidades, chegando à marca de 37 escolas municipais. Já são mais de nove mil alunos beneficiados. E na rede estadual, desde 2014, quando apoiamos na implementação do ensino em tempo integral, serão 184 escolas neste ano. Pensando na inserção desses jovens no mercado de trabalho, também auxiliamos o governo na ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica, alinhada às reais necessidades das empresas.

Na gestão pública, publicamos o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, desenvolvido em parceria com a Transparência Capixaba, e lançamos o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública, entregue a 29 municípios que atingiram o patamar de excelência.

Trabalhando também pelo desenvolvimento regional, participamos, por meio da Rede Empresarial, da articulação em favor de suas demandas. Esforço que ganhou fôlego com a chegada das associações empresariais de Anchieta, Guarapari e Viana — totalizando 12 instituições, 600 voluntários e 250 mantenedores em nossa rede.

De olho nos desafios enfrentados pela nova geração, mobilizamos e atuamos na formação de mais de mil lideranças, ao mesmo tempo em que consolidamos um programa inovador de aceleração, o Be Leader.

O ES em Ação se dedica incansavelmente à tarefa de consolidar o Espírito Santo como uma referência de desenvolvimento, bom ambiente de negócios e geração de oportunidades para os capixabas. Temos colhido frutos, mas estamos certos de que seguiremos avançando ainda mais, sempre por meio do diálogo e da construção coletiva entre empresas, instituições, poder público e sociedade.

Patrocínio