Brendo Bremenkamp: “As pessoas têm valor infinito, basta olhar com as lentes certas”

Brendo Bremenkamp é diretor executivo na Casa do Serralheiro. É formado em Administração pela Ufes, especializado em Negócios pela Universidade da Califórnia e em Gestão Financeira pela  FGV. Neste ano, a empresa apresentou um crescimento significativo, muitas vezes acima da média nacional. Além disso, foi inaugurada uma indústria e centro de distribuição em Linhares, uma mega planta de 12 mil metros quadrados pra atender melhor os clientes de todo o Brasil.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Essa vitória incrível me faz agradecer o quanto Deus é generoso com a gente e reconhecer o quanto a equipe da Casa do Serralheiro tem se esforçado com brilhantismo para favorecer os nossos clientes.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderança é inspiração, é ter as pessoas certas e um sonho grande compartilhado de verdade por todos.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

As ações de todos refletem as ações da liderança, então, precisamos exercer a humildade, a compaixão, o planejamento e a ação incansável diariamente.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

O segredo de tudo está nas pessoas, não existe liderança sem as pessoas. As pessoas têm valor infinito, basta olhar com as lentes certas. Elas são influenciadas diretamente pela forma como olhamos para elas.

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Os líderes devem centrar seu comportamento em princípios vencedores. Humildade, empatia, compaixão, amor, justiça, meritocracia, sacrifício, proatividade são bons guias. As habilidades com as pessoas e os números ajudam muito também.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

O líder define as políticas internas e entender que a diversidade gera uma cultura mais robusta no longo prazo ajuda. Mentalidades de escassez e generalistas não são típicas de líderes.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Nos dias atuais vemos questões de saúde física e mental como desafios, além da aceleração na velocidade das mudanças. Então, cuidamos disso.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

O maior desafio é o crescimento. Ele te expõe muito. Aumenta muito o risco. Muitas contas de crescimento têm retorno negativo. As maiores conquistas que tivemos foram as mudanças positivas que geramos na vida de tantas pessoas boas e as inovações que trouxemos para o mercado de aço do Brasil.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

O futuro da liderança é saber lidar com o futuro da humanidade. Pessoas mais bem informadas e estabilizadas financeiramente que não precisam trabalhar, e só vão aderir a sua causa por voluntariedade. O líder do futuro precisa de um coração bom e um sonho grande.

Patrocínio