Denerval Vaz: “A tecnologia encurtará cada vez mais as distâncias, mas são as pessoas que fazem a diferença”

Denerval Vaz é diretor da Cristal Empreendimentos, uma empresa que busca realizar o sonho da casa própria. Sua missão é satisfazer e encantar os clientes com empreendimentos urbanísticos ambientalmente sustentáveis, que proporcionam o melhor em qualidade de vida, conforto e mais segurança em harmonia com a natureza.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Essa vitória é motivo de orgulho para todos nós da Cristal, sem dúvida alguma. São muitos anos de trabalho e relacionamento com os nossos clientes, fornecedores, administração pública e colaboradores, e sem o apoio deles não teríamos feito o que fizemos nos últimos 36 anos.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderar é tirar o máximo das competências da equipe e estar junto em cada processo, motivando e implantando a cultura do aprendizado constante, de modo que não haja acomodação do time, sendo humilde, mas com visão na melhoria contínua.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Ela é muito importante do ponto de vista de prestigiar todos aqueles que estejam engajados com a excelência, premiando sempre os que se destacarem mais e dando feedbacks positivos àqueles que precisam melhorar em determinada competência. Tudo é questão de uma boa abordagem.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Escutar mais do que falar. Um ótimo time de profissionais pode fazer coisas grandiosas e, na maior parte das vezes, eles mesmos têm as melhores soluções. Logo, o líder precisa apenas administrar e modelar essas ideias, mas sempre dando destaque às pessoas do time.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Gostar de gente, trabalhar muito, habilidade para o diálogo e negociação, flexibilidade para lidar com as adversidades do mercado e resiliência.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Respeitar para ser respeitado. Gostar de pessoas e promover a empatia entre elas.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Posso citar em primeiro lugar a questão da sustentabilidade, entendendo que o planeta clama por medidas que protejam o meio ambiente. A Cristal é uma marca inovadora e moderna que tem profundo respeito ao meio ambiente. Por meio da Cristal Eco, desenvolvemos ações que promovem a sustentabilidade nos nossos empreendimentos.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

O maior desafio é entregar sempre o melhor para os capixabas em qualidade e prazo. São valores inegociáveis no nosso empreendimento. Uma das maiores conquistadas é ser reconhecida como a maior loteadora do estado do Espírito Santo. Estamos no mercado desde 1986. Desde então, já lançamos e entregamos mais de 90 empreendimentos nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Cariacica, Viana, Aracruz, Domingos Martins, Santa Leopoldina e Linhares e estamos em processo de conclusão de um grande empreendimento nosso.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

O líder do futuro precisa entender que a tecnologia encurtará cada vez mais as distâncias, mas são as pessoas que fazem a diferença quanto ao seu comprometimento com a companhia, buscando sempre a inovação e diversificação dos nossos produtos e serviços.

Patrocínio