José Luiz Dantas: “Liderança é um exercício de valorização de boas ideias e do trabalho coletivo”

Com 14 mil alunos, 600 professores e pesquisadores e mil colaboradores, a Universidade Vila Velha (UVV-ES) é uma instituição à frente de seu tempo, em completa integração, numa comunidade acadêmica e científica de construção coletiva, plural e inclusiva e a favor das pessoas de bem. Em seu comando está o CEO José Luiz Dantas, administrador, especialista em Marketing, com MBA em Negócios Internacionais e mestre em Gestão Universitária.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Pela performance da UVV-ES, as pessoas percebem um formato de liderança mais ativa, moderna e compartilhada. Os resultados da UVV credenciam seu líder ao sucesso de mercado. Quanto mais ela se destaca no cenário nacional e internacional, maior é nossa visibilidade. Aprendi cedo que liderança é um exercício de valorização de boas ideias e do trabalho coletivo. Respeito é uma conquista democrática e plural. Valorização da equipe e gestão descentralizada e humanizada garantem excelência ao resultado.

 

Qual seu conceito de liderança?

Ser um exemplo de atitudes, boas iniciativas, força e, principalmente, meritocracia para todos os integrantes da equipe. Ser justo, leal, proativo e colaborativo. É ser disponível e seguir buscando o melhor em todos os processos

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Ser natural, carismático, sensível e verdadeiro o tempo todo. E estar próximo, colocar a mão na massa e entender muito de tudo.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Sendo como elas, sem frescura, egocentrismo ou achar que tem sempre razão. E aprender e compartilhar com humildade e luz, buscando construir soluções inteligentes e dignas. Ser com os comandados aquilo que de melhor gostaria que fossem contigo.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Capacidade de observar, agir e intervir, no momento certo, mas com habilidade e comprometimento com os objetivos e os ideais desejados, com pé no chão e realismo.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Fazer bem feito, buscar a vanguarda do segmento e olhar para o mundo globalizado, buscando referências bem à frente no tempo.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Novas tecnologias e inovações são temas que norteiam as atuações e atualizam os sistemas e processos. Não esperar para atuar, mas antecipar novidades com precisão e automação. Arriscar é sempre melhor que ser o segundo. Competir em alto nível requer coragem e determinação para ser assertivo, arrojado e dinâmico.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Criei a primeira e única universidade particular do Espírito Santo e a fiz a melhor universidade particular do Brasil, no ranking do Inep/MEC, por três edições consecutivas, além de colocá-la em três rankings internacionais importantes, por excelência em ensino, pesquisa e sustentabilidade. Contribuímos com metas da ONU para o planeta.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

Manter-se em update com desenvolvimento do mundo, da ciência e das necessidades do planeta, buscando inovar.

 

Patrocínio