Patrícia Poubel Chieppe: “O primordial é gostar de gente”

Toda a vida profissional de Patrícia Poubel Chieppe foi dedicada ao Grupo Águia Branca. Na VIX Logística atuou gerindo o segmento de fretamento e as áreas administrativa e financeira da empresa. De 2012 a 2016 ocupou o cargo de diretora administrativa. Em seguida, acumulou também a Diretoria de Relações com Investidores, até 2020. Desde 2017, Patrícia responde pela diretoria executiva da VIX Logística, como CEO da empresa.

Especializada em soluções logísticas customizadas, a VIX Logística é uma das maiores empresas do setor no Brasil. Atua em locação e gestão de frotas, traslados de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva e logística dedicada, comercialização de seminovos, além de transporte por aplicativo, aluguel de carro e carro com assinatura, com operações que vão de norte a sul do país e no Mercosul através das marcas VIX, Autoport, Lets e V1.

 

Você foi eleita líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas a elegeram líder? 

Tenho convicção de que este não é um prêmio pessoal. As pessoas elegeram a VIX por toda essa trajetória de 50 anos, em que todos aqui buscam sempre fazer o seu melhor. Me sinto lisonjeada com esse reconhecimento e o credito ao trabalho e à paixão de todo o meu time, que se reflete numa atuação responsável e comprometida junto aos nossos clientes.

 

Qual seu conceito de liderança? 

Penso que liderar seja guiar o time em prol de um mesmo objetivo, de forma que todos sigam na mesma direção. Somos pessoas diferentes, mas na VIX e no Grupo Águia Branca compartilhamos do mesmo propósito (“Mover o mundo com excelência e respeito às pessoas”). Liderança é uma competência que, aliada a um bom propósito e muita determinação, se desenvolve diariamente. Ter proatividade e protagonismo, domínio técnico e força de vontade também é essencial para um líder.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Gosto do conceito da liderança positiva, ainda que seja necessário também olharmos para as necessidades de evolução. Mas penso que tudo começa em ter as pessoas certas nos lugares certos. Com essa premissa cumprida, tendo pessoas com seus pontos fortes alinhados às competências necessárias para o exercício de sua missão na companhia, reforçar e desenvolver esses pontos é muito mais viável do que focar nos pontos não tão fortes.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder? 

Penso que o primordial é gostar de gente. Ter capacidade de atrair e reter talentos, formar um bom time e se manter sempre atualizado são competências imprescindíveis para um líder de sucesso.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia? 

A missão de um líder não é simples. Como dizem, “o exemplo arrasta”. Sendo assim, o líder precisa não só ser exemplo, como incentivar o estabelecimento de políticas e processos para garantir que o objetivo vire uma realidade.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento atualmente? 

Inovação. Tudo está mudando muito rápido! A concorrência não se restringe mais apenas àqueles competidores tradicionais. Os modelos de negócio estão mudando muito, então, estar antenado, acompanhando o que está acontecendo pelo mundo e não só no negócio em que atuamos, é obrigatório. É uma alegria muito grande receber o reconhecimento também como HUB de inovação pelo VIX Labs.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Foram incontáveis desafios e muitas conquistas! Desafios que sempre foram vencidos graças às pessoas competentes que sempre fiz questão de ter comigo no time (muito mais competentes que eu!).

Patrocínio