Foto: Divulgação/TIMS

O Espírito Santo, maior importador de carros do país, registrou um crescimento significativo nas importações em 2023 em comparação ao ano anterior, principalmente devido à chegada de veículos elétricos. 

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as importações no Estado aumentaram 3,3%, totalizando US$ 9,8 bilhões. 

Só as importações de automóveis cresceram 19%, atingindo US$ 1,9 bilhão, com um aumento de 46% na importação de veículos elétricos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Esse aumento nas importações resultou na ocupação quase total da área destinada a automóveis no Terminal Industrial Multimodal da Serra (Tims), onde veículos da marca BYD têm dominado. 

O Tims, o maior complexo logístico do Estado, possui uma área total de mais de 2,5 milhões de metros quadrados.

“A área total de 114 mil m² destinada aos carros – entre híbridos e elétricos  já está praticamente toda ocupada. Hoje, temos cerca de 12 mil veículos no pátio”, informou a diretoria do Tims.

Por nota, o Tims destaca a localização estratégica do Espírito Santo, próximo a grandes centros nacionais como São Paulo e Rio de Janeiro, além do porto tradicional para desembarque de veículos e incentivos fiscais, como fatores que contribuem para o estado ser líder em importação de veículos.

A operação no Tims reflete um comunicado da BYD, que informou que, pela primeira vez na história do Brasil, uma marca de carros eletrificados ocupou a posição máxima no mercado, superando todas as montadoras tradicionais de modelos a combustão. 

Em abril, a BYD liderou o market share nas cidades de Vila Velha (ES) e Indaiatuba (SP).

Em Vila Velha, foram comercializadas 513 unidades, das quais 66 eram da BYD, resultando em uma participação de mercado de 12,9%, 0,8% acima do segundo lugar, ocupado pela Hyundai.

LEIA TAMBÉM: Com isenção na cesta básica, carnes ficarão mais baratas? Saiba mais

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor do Cidade Alerta e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor do Cidade Alerta e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.