A feira industrial do Espírito Santo, Mec Show 2025, começou na terça-feira (05), no Pavilhão de Carapina, na Serra, com expectativa de movimentar mais de R$ 220 milhões em negócios até quinta-feira (07).
O evento reúne 330 marcas expositoras distribuídas em 20 mil metros quadrados, consolidando-se como uma vitrine de soluções tecnológicas, inovação e conexões estratégicas para o setor produtivo.
Além disso, a feira marca a comemoração dos 30 anos do Programa de Fornecedores do Espírito Santo (PDF). Durante a cerimônia de abertura, as indústrias do Estado — dos setores de siderurgia, mineração, celulose e petróleo e gás — foram homenageadas por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria de base capixaba.
Fortalecimento da indústria capixaba
De acordo com o coordenador técnico da feira, Durval Vieira de Freitas, a Mec Show foi decisiva para o fortalecimento da cadeia local de fornecedores.
Até 1995, a participação de fornecedores locais nas grandes cadeias produtivas do estado era tímida. Atualmente são 172 fornecedores que atendem 70% das demandas das grandes empresas e faturam mais de R$ 12 bilhões por ano. Esses fornecedores, tem 60% das suas receitas oriundas de contratos firmados com clientes de outros estados e até de outros países.
Durval Vieira de Freitas
Além disso, a abertura da feira marcou a posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do ES (Sindifer). Luiz Alberto Souza Carvalho assume o cargo de presidente pelos próximos três anos, substituindo Leonardo Cereza.
“Vamos ampliar os serviços aos associados e promover o desenvolvimento do setor,
possivelmente, com um hub para a indústria 5.0 e inteligência artificial”, afirmou Carvalho.
Inovação, robôs e realidade imersiva
A Mec Show 2025 está ainda mais voltada para tecnologia e inovação. Entre os destaques estão robôs para automação de processos industriais, simulações em realidade virtual, drones, softwares especializados e experiências imersivas. Por exemplo, uma viagem no tempo a bordo do DeLorean, do clássico De Volta para o Futuro.
“Cada vez mais os estandes estão tecnológicos, e o visitante esbarra em robô para um lado, software e drone do outro. Tem muitas coisas interessantes acontecendo, que vale a pena ver de perto”, disse o presidente do CDMEC e um dos promotores da feira, Evandro Milet.
Conforme divulgado pelo diretor da feira, Marcos Milaneze, o primeiro dia superou as expectativas.
Tivemos um excelente volume de visitantes desde as primeiras horas, o que demonstra a força da cadeia industrial capixaba e o interesse cada vez maior por inovação e tecnologia no setor. As rodadas de negócios, os lançamentos apresentados nos estandes e a intensa programação técnica consolidam a MEC Show como uma vitrine estratégica para empresas que buscam oportunidades e conexões qualificadas.
Marcos Milaneze
Programação
Mais de 18 mil visitantes são esperados até o encerramento. A programação técnica inclui painéis e debates divididos por segmento, como a Arena Mec Show, voltada para siderurgia, mineração e celulose, e a ES Oil & Gas Energy, em sua 13ª edição, com foco no setor de petróleo, gás e energia.
Serviço
Evento: Mec Show 2025
Data: até 07 de agosto, das 15h às 20h
Local: Pavilhão de Carapina – Av. Marginal, 5196, Jardim Carapina, Serra (ES)
Credenciamento: gratuito e exclusivo para profissionais da indústria
Site do Mec Show