Economia

Medidas de mobilidade controlam 2ª onda na Europa mas afetam atividade, repete BC

Medidas de mobilidade controlam 2ª onda na Europa mas afetam atividade, repete BC Medidas de mobilidade controlam 2ª onda na Europa mas afetam atividade, repete BC Medidas de mobilidade controlam 2ª onda na Europa mas afetam atividade, repete BC Medidas de mobilidade controlam 2ª onda na Europa mas afetam atividade, repete BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta quarta-feira, 16, que as medidas de mobilidade adotadas na Europa controlam a segunda onda de contaminação pela covid-19 na região, mas afetam a atividade econômica. A avaliação consta em apresentação, divulgada na internet, de Campos Neto em reunião fechada do Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).

Campos Neto também afirmou que a recuperação econômica pós-pandemia na Europa é “assimétrica entre países e setores”. Estes comentários já constaram em outras apresentações recentes do presidente do BC.

Ao avaliar a economia dos Estados Unidos, o presidente do BC afirmou que o nível de emprego ainda está abaixo do verificado antes da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e que as demissões no país estão crescendo.

Em relação à China, Campos Neto afirmou que a atividade econômica vem “ganhando tração, mas consumo, produção, investimento privado e mobilidade seguem aquém dos níveis pré-crise”.

Vacinas

O presidente do Banco Central citou ainda uma expectativa de que haja “ampla disponibilidade de vacinas covid-19” nos países. Na apresentação de Campos Neto, há dois gráficos mostrando os tratamentos potenciais contratados per capita entre países desenvolvidos e emergentes. São listadas as diferentes vacinas disponíveis no mercado.

A apresentação de Campos Neto está disponível no seguinte endereço na internet https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Ap_IBA_RCN_16.12.PDF.