Guarapari é um dos destinos turísticos mais conhecidos do Espírito Santo, atraindo turistas com suas belas praias e rica gastronomia. Entretanto, um movimento crescente vem chamando a atenção nos últimos anos: a procura por residência fixa no município.
Cada vez mais pessoas enxergam o potencial da cidade para se tornar a sua “segunda casa”, investindo em imóveis próprios no local. Esse é o caso do consultor de consórcios e seguros Jacques Cardoso.
Morador de Vitória, há cerca de quatro anos Jacques decidiu investir em uma casa em Enseada Azul, em Guarapari, com o objetivo de viver bons momentos e criar memórias com sua família e amigos. Durante as férias, finais de semana e feriados o consultor deixa a capital capixaba para trás para aproveitar a natureza e os atrativos da cidade litorânea.
Quando eu era pequeno, entre 10 ou 12 anos de idade, frequentei alguns verões lá, já que meu avô tinha um imóvel, no centro de Guarapari. […] Depois de mais velho, eu aluguei alguns imóveis para passar o verão com a família e, de quatro ou cinco anos pra cá, adquiri um imóvel.
Jacques Cardoso, consultor de consórcios e seguros

Segundo ele, após adquirir o imóvel, expandiu sua perspectiva sobre a cidade, tendo vivências diferentes do tempo em que frequentava o local apenas como turista. Um dos principais aspectos é poder aproveitar o município para além dos dias habituais.
“No verão, normalmente no final de semana está muito cheio, mas de segunda a quinta a praia está mais tranquila”, explica.
Cada vez mais pessoas escolhem Guarapari
As praias continuam sendo o principal cartão-postal de Guarapari e também um dos maiores atrativos para quem decide transformar o destino turístico em endereço fixo. São mais de 50 praias ao longo do litoral, com perfis que vão das mais urbanizadas às quase desertas, permitindo uma rotina que mescla lazer, contemplação e qualidade de vida ao ar livre.
Além do mar, a cidade é cercada por áreas verdes, trilhas, mirantes e reservas naturais que reforçam a sensação de bem-estar e contato direto com a natureza. Esse conjunto de paisagens favorece práticas como caminhadas, esportes ao ar livre e atividades voltadas à saúde física e mental.
Outro diferencial histórico de Guarapari é o reconhecimento como “cidade saúde”, título associado às areias monazíticas, procuradas há décadas por pessoas em busca de alívio para dores e problemas articulares. A fama ainda influencia a decisão de muitos moradores que buscam mais qualidade de vida e longevidade.
Crescimento acelerado
Essa tendência, que vai para além da procura sazonal pela cidade, tem chamado a atenção do setor de construção e do mercado imobiliário local.
Segundo dados da Prefeitura de Guarapari, o município registrou em 2025, até o momento, cerca de R$ 2 bilhões em movimentação econômica envolvendo a venda de lotes e imóveis. Para 2026, somando os empreendimentos já projetados e ainda não lançados, a estimativa é de que o montante do mercado imobiliário direto possa chegar a R$ 5 bilhões.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento e Captação de Recursos de Guarapari, Otávio Postay, esse movimento tem refletido positivamente em diversos setores, impactando a economia e a infraestrutura guarapariense.
“A expansão de empreendimentos imobiliários demonstra, claramente, que hoje há ambiência favorável de bons negócios na cidade”, afirma. “Logo, milhões de reais passam a circular na cidade, criando novos postos de trabalho, aumentando o potencial de consumo dos trabalhadores, aquecendo fortemente a economia local, principalmente o poder de compra e serviços.”
Possay ainda destaca que as áreas de interesse no município estão cada vez mais diversificadas, levando as construções e empreendimentos para além das áreas normalmente escolhidas.
“A cidade passou a pulsar pelos quatro cantos, recebendo atrativos em todos os locais, deixando de olhar apenas para áreas já saturadas e fazendo com que os investidores olhem tanto para a região norte, como para a zona rural”, complementou.
O mercado de luxo em Guarapari
Essa procura por residências permanentes na cidade também impactou no mercado imobiliário de luxo, atraindo empreendimentos que combinam o que há de melhor na arquitetura atual com o estilo de vida da cidade.
O Salt By Grand, um condomínio de alto padrão, em Enseada Azul, é um exemplo da capacidade local de receber esses novos residenciais. Com uma vista privilegiada do mar, paisagismo focado em design biofílico, áreas de lazer e apartamentos de até 200,51 m², a construção oferece uma nova forma de viver, em Guarapari.
Segundo Gustavo Rezende, sócio-diretor da Grand Construtora, empresa responsável pelo empreendimento, o local atrai principalmente quem deseja transformar a cidade em sua segunda casa.
Guarapari é uma cidade desejada por ter as praias mais bonitas do Espírito Santo, além de uma infraestrutura de cidade grande, com bons restaurantes e uma vida noturna agitada.
Gustavo Rezende, sócio-diretor da Grand Construtora

Rezende ainda ressalta que escolher a Enseada Azul para receber essa estrutura de alto padrão foi uma decisão estratégica. O objetivo? Oferecer uma alta qualidade de vida em uma das regiões mais valorizadas do município.
“As praias que ficam na Enseada Azul são as mais bonitas de Guarapari, contando com Bacutia, Peracanga e Guaibura. Aqui ao lado também está Meaípe, com seus restaurantes e com a sua praia maravilhosa”, destaca.
Para tornar a experiência na cidade ainda mais atrativa, tanto para os investidores, quanto para os futuros moradores, o Sat oferece comodidades como mercearia autônoma, guarderia para cadeiras, guarda-sol e pranchas, bike share, portaria 24h, espaço delivery e guarda-volumes.

Uma nova Guarapari
Aos poucos, Guarapari deixa de ser procurada apenas em datas sazonais. Apesar do turismo ainda ser essencial para o desenvolvimento local, cada vez mais pessoas descobrem o potencial da cidade para residência fixa.
Para Jacques Cardoso, há uma Guarapari para quem está de passagem e outra para quem escolhe o município, seja como sua principal moradia ou como uma segunda casa.
Eu queria ter essa vivência porque, uma coisa que eu reparei, depois que comprei meu imóvel, é que existem duas ‘Guaraparis’: uma quando você aluga e passa um período pequeno e outra quando você tem uma casa lá.
Jacques Cardoso, consultor de consórcios e seguros