
O antigo Hotel Aruan, localizado na Avenida Dante Michelini, em frente à Praia de Camburi, em Vitória, foi totalmente demolido. O processo de demolição teve início em julho deste ano e o local agora se tornará um condomínio de alto padrão.
Segundo o diretor-executivo da Nazca, Breno Peixoto, havia um desafio técnico significativo, pois a estrutura do antigo hotel passou por inúmeras intervenções, ampliações e reformas durante as décadas, o que deixou a estrutura sem um padrão construtivo uniforme.
Por conta disso, e também pelas próprias leis municipais, o método de demolição convencional foi totalmente descartado.
“Em Vitória, o uso de explosivos é proibido por lei, e o método convencional de demolição por colapso controlado ou uso de equipamentos pesados sobre a própria estrutura não era viável, pois poderia comprometer a segurança do entorno”, disse.

Diante disso, o processo de demolição precisou ser feito de forma manual, com equipamentos leves para evitar ruídos, vibrações e impactos.
“Concluímos a demolição da superestrutura com total controle técnico e sem nenhuma intercorrência — um marco da engenharia cuidadosa que praticamos. Entramos agora na fase de retirada da fundação e da laje do subsolo, o que ainda exigirá alguns meses de trabalho”, afirmou.

Em 2023, Peixoto afirmou que a previsão é de que as obras começassem em 2024 e durassem em torno de três anos. Porém, a demolição só começou de fato em julho.
Também em 2023, o diretor-executivo disse que o condomínio não tinha nome, mas que fariam uma homenagem ao empresário Hélio Perim, proprietário do Aruan e que morreu em 2022, vítima de covid-19.
