Colatina, Capital Capixaba da Moda, ou, para os mais íntimos, Princesinha do Norte. A nona cidade mais populosa do Espírito Santo, com uma população de 120.033 pessoas, segundo o Censo de 2022, tem se tornado um dos locais mais cobiçados para moradia no Estado.
Grande parte desse movimento se deve aos altos índices da cidade em desenvolvimento humano, a sua infraestrutura e a economia crescente. Em 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) per capita da cidade foi estimado em R$ 42.971,05.

Além disso, o município é um dos maiores produtores de café conilon e se destaca na fruticultura e na produção hortigranjeira. Também tem um dos maiores polos de confecção do Brasil, com cerca de 520 empresas, somando 11 mil empregos e uma produção mensal de dois milhões de peças.
Qualidade de vida em destaque
No quesito qualidade de vida, Colatina ocupa o top três entre as cidades do Estado, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) de 2025. Entre os indicadores analisados, a cidade ainda ficou em 1º lugar em oportunidades, em 2º em ações para direitos de minorias e em 3º em liberdades individuais e de escolha.
Além de atrair novos moradores, essa qualidade de vida também é decisiva para quem escolhe permanecer na cidade. O comerciante Felipe Martins nasceu e cresceu em Colatina e afirma: não tem desejo de se mudar.
Amo essa cidade e um dos principais fatores é a questão da qualidade de vida. Colatina é uma cidade pequena, mas é muito segura, onde podemos trabalhar e viver com muita tranquilidade.
Felipe Martins, comerciante

Segundo o colatinense, as áreas da saúde, da educação, do comércio e da agricultura são as principais frentes de desenvolvimento do município. “Um dos nossos segredos para o desenvolvimento é saber explorar e elevar essas áreas”, explica.
Um novo refúgio para o luxo

Com todos esses benefícios, a Princesinha do Norte também se tornou um destino cobiçado para as construtoras de alto padrão. A Grand Construtora, por exemplo, tem como projeto a construção de um empreendimento de luxo na Avenida Beira-Rio, o coração do lazer da cidade.
De acordo com o coordenador comercial do Grand Soleil, Naurio Melo Júnior, a ideia de construir um oásis urbano, em Colatina, veio do presidente da empresa, Rodrigo Barbosa, que é natural da cidade. Além disso, ele afirma que o local foi escolhido por seu grande potencial de desenvolvimento.
Colatina pode ser considerada a capital do noroeste do Estado. Há várias cidades que circundam Colatina e trazem seu desenvolvimento e dinheiro para cá. […] Por isso, a Grand veio para dar início a este projeto, como a cidade nunca viu, mas sempre de forma estruturada, silenciosa e respeitando todo o entorno.
Naurio Melo Júnior, coordenador comercial do Grand Soleil

O empreendimento será o prédio mais alto da cidade com mais de 90 metros de altura e 24 pavimentos. A estrutura conta com tipologia de apartamento e duplex e duas áreas de lazer, além de design biofílico, academia particular e piscinas.
O Grand Soleil, assim como outras construções à beira-rio, buscam aproveitar um dos principais atrativos de Colatina: o pôr do sol, que já foi considerado o 2° mais bonito do mundo pela revista americana Time.
“Agora começaram a surgir empreendimentos virados para o rio”, explica. “Todo o fim de tarde você tem um espetáculo com hora marcada para acontecer. Você pode sentar na sua varanda e contemplar o pôr do sol.”
Crescimento que atrai e mantém
Entre os moradores, a avaliação sobre o momento vivido por Colatina é positiva. O fortalecimento de setores estratégicos e a chegada de novos empreendimentos e a valorização dos espaços urbanos são vistos com bons olhos por Felipe Martins.
Segundo o comerciante, a combinação entre infraestrutura, oportunidades econômicas e qualidade de vida fortalece a confiança no futuro da cidade e estimula a permanência de famílias que já vivem no município há gerações.
“Quando recebemos um empreendimento de alto padrão, também começamos a atender esse público. Então, para nós, é de grande valia, uma movimentação muito interessante para a cidade e muito bem-vinda”, complementa.