O mercado imobiliário capixaba segue firme na qualificação profissional para fazer frente às demandas de um público cada vez mais conhecedor e exigente. Embora algumas construtoras ainda apostem na pulverização dos produtos para uma massa de corretores nem sempre qualificados, várias empresas já entenderam que qualidade fala muito mais do que quantidade.
A Riviera lançou no último final de semana a certificação Riviera Maestri, para corretores que atuam nos empreendimentos da empresa no balneário de Iriri, em Anchieta. Nos próximos três anos, cinco empreendimentos serão entregues, dois deles ainda em 2025.
Além das técnicas de venda
Os corretores conheceram com detalhes a história de Anchieta e da região, desde a chegada dos jesuítas no século XVI até a inauguração da ponte, na década de 1950, passando pela criação do balneário. “Um contexto que dá todo um significado ao trabalho da construtora na região”, afirma o gestor de vendas da Riviera, Renato Avelar.
Também conversaram com arquiteto, mestre de obras, e o pessoal do financeiro e do administrativo. “Cada detalhe foi esmiuçado: do metro quadrado de cada unidade às marcas dos pisos, revestimentos, portas, tintas, elevadores — até a procedência do aço utilizado nas obras”, disse Avelar.
Certificação Riviera Maestri
Por fim, veio o grande desafio: uma prova discursiva, segundo a empresa no nível das redações do ENEM, onde os corretores discorreram sobre o que tinham aprendido. E ainda, tiveram que criar um plano de trabalho personalizado, com agenda, foco e metas claras. Ao final, receberam a certificação.
Avelar define a importância do trabalho feito. “Não vendemos tijolos, vendemos sonhos, histórias, patrimônio. E, para isso, precisamos de corretores que não sejam apenas vendedores, mas especialistas que dominam cada detalhe do processo”.
Conexão Nazca
Outra empresa que investe na qualificação dos profissionais que atuam com seus produtos é a Nazca, que realizou no último dia 8, no Le Buffet Master, em Vitória, o Conexão Nazca, reunindo corretores e empresários para um dia de networking, aprendizado e estratégias de vendas.
A programação contou com duas palestras. Na primeira, Sergio Langer, sócio e fundador da Hosher, uma das principais agências digitais especializadas no mercado imobiliário, falou sobre “Os Segredos do Mercado Imobiliário de Luxo”. O mercado de alto padrão movimenta R$ 4,7 bilhões em Vitória.
A outra palestra foi com Carlos Busch, que possui no currículo passagens por multinacionais como Oracle, Software AG e Salesforce. Ele falou sobre como se destacar em um mercado competitivo, abordando aspectos de disciplina, consistência, foco e percepção de valor.
Casa do Lago
Para fechar a coluna, um registro do prêmio vencido pelo projeto da Casa do Lago na Alemanha, com uma foto de Felipe Araújo. Toda ladeada em esquadrias de PVC, a residência venceu o Concurso Internacional de Foto e Vídeo Kommerling 2025.
A arquiteta capixaba Sheila Basílio assina o projeto da Casa do Lago, localizada no condomínio de montanhas Espelho d’Água, em Domingos Martins. Em 2026, a convite da Innovare Arbor, fornecedora das esquadrias de alumínio da obra, Sheila irá conhecer as instalações da Kommerling e participar da maior feira de esquadrias do mundo, a Fensterbau Frontale, na Alemanha.