Fórum Liberdade e Democracia reuniu mais de 2 mil pessoas no primeiro dia de evento em Vitória. Crédito: Arthur Louzada/Divulgação
Fórum Liberdade e Democracia reuniu mais de 2 mil pessoas no primeiro dia de evento em Vitória. Crédito: Arthur Louzada/Divulgação

Assuma seu futuro. Com esse tema o Fórum Liberdade e Democracia Vitória começou os debates nesta quinta (6) em Vitória. O encontro, promovido pelo Instituto Líderes do Amanhã, teve discussões sobre liberdade de expressão nas redes sociais, desburocratização e empreendedorismo. A inserção de jovens na política também foi tema de debate, com participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Caiado afirmou que fez questão de participar ao ver o engajamento juvenil. “Esses jovens estão de pé”, disse. Ele destacou a defesa da política responsável. “Política se faz com dignidade”, afirmou. Casagrande ressaltou a importância do diálogo.

Modelos diferentes também entregam resultados.

Renato Casagrande, governador do ES

Casagrande disse que temas essenciais devem unir diferentes posições políticas. “Segurança, cultura e educação devem ser preocupação de todos”, afirmou. Ele ressaltou o aprendizado entre estados. “Aprendemos trocando práticas e copiando o que funciona”, disse. Caiado destacou o ajuste fiscal em Goiás. “Não se governa sem responsabilidade fiscal”, afirmou, elogiando ainda a condição fiscal capixaba. Ele citou investimentos sociais e tecnológicos como prioridades.

O evento reúne mais de duas mil pessoas, segundo o Instituto Líderes do Amanhã. A programação inclui painéis sobre economia, inovação, segurança e liderança. Os organizadores afirmam que o objetivo é estimular reflexão crítica. Participam empresários, estudantes e profissionais de várias áreas. O fórum busca ampliar o diálogo entre gerações.

Casagrande e Caiado destacaram a importância do debate independente das divergências políticas para fortalecer a democracia. Crédito: Edu Kopernick

Fórum debate liderança e responsabilidade

O presidente do Instituto Líderes do Amanhã, Victor Casagrande, afirmou que esta é a maior edição do evento. “Queremos transmitir valores como responsabilidade individual e economia de mercado”, disse. Ele defendeu o debate plural.

A discordância nos ajuda a amadurecer.

Victor Casagrande, presidente do Instituto Líderes do Amanhã

O instituto realiza o fórum há 13 anos. Victor afirmou esperar que os participantes deixem o encontro motivados. “Espero que saiam incomodados e pensando no legado”, disse. Ele destacou a diversidade do público. “Recebemos jovens e empresários de vários estados”, afirmou. Segundo ele, a agenda busca incentivar visão de longo prazo. O objetivo é formar lideranças mais preparadas.

O diretor institucional do instituto, Édipo Ferreira Vasconcelos, ressaltou a importância de discutir temas relevantes com jovens. “Precisamos de um debate aberto, baseado em ideias e valores”, disse. Ele afirmou que transmitir esses valores ajuda na formação cidadã. “Eles conseguem tomar melhores decisões e gerar mudança”, afirmou. Ele defendeu espaço permanente para diálogo.

Pensar diferente

Édipo destacou a importância do pensamento divergente. “O pensamento diferente promove uma sociedade melhor”, afirmou. Ele disse que debates ajudam a identificar as melhores propostas. “Devemos discutir ideias, não pessoas”, declarou. Ele acredita que o fórum formará lideranças. “Esses jovens serão referências no futuro”, afirmou.

O Fórum Liberdade e Democracia segue até esta sexta com palestrantes nacionais. O tema central, “Assuma seu Futuro”, orienta as discussões sobre desenvolvimento. Os organizadores afirmam que o evento fortalece Vitória no circuito nacional de debates. A expectativa é ampliar o alcance do fórum nas próximas edições.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.