Economia

Multidões da Black Friday estão de volta nos EUA, mas neste ano encaram inflação

Multidões da Black Friday estão de volta nos EUA, mas neste ano encaram inflação Multidões da Black Friday estão de volta nos EUA, mas neste ano encaram inflação Multidões da Black Friday estão de volta nos EUA, mas neste ano encaram inflação Multidões da Black Friday estão de volta nos EUA, mas neste ano encaram inflação

Milhares de norte-americanos são esperados em lojas físicas nesta sexta-feira, 25, à medida que a pandemia provocada pela covid-19 recua e as pessoas retornam a hábitos pré-pandemia. Contudo, este ano os orçamentos domésticos estão limitados pelo alto preço do gás e dos alimentos.

Os primeiros sinais apontam para uma atividade mais sutil do que no ano passado. As pessoas gastaram US$ 5,3 bilhões online no Dia de Ação de Graças, um aumento de 2,9% em relação ao feriado do ano passado, de acordo com o Adobe Analytics, que acompanha os gastos em sites.

A Adobe prevê que os gastos online na própria Black Friday serão de US$ 9 bilhões, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.

As vendas, excluindo as concessionárias de automóveis, devem aumentar 15% em comparação com a Black Friday do ano passado, de acordo com o Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas no varejo online e na loja em todos os tipos de pagamento.

As vendas nas lojas físicas devem aumentar 18% na Black Friday, enquanto as vendas online devem aumentar 3,7%, pontuou a Mastercard.

O índice de confiança do consumidor em novembro, produzido pela Universidade de Michigan e divulgado na última quarta-feira, caiu 5,2% em comparação com outubro e 15,7% em comparação com novembro de 2021.

“Aliado ao impacto contínuo da inflação, as atitudes do consumidor também foram prejudicadas pelo aumento nos custos de empréstimos, queda nos valores dos ativos e enfraquecimento das expectativas do mercado de trabalho”, disse Joanne Hsu, diretora da pesquisa.