Fev 2020
23
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2020
23
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Hub contará com tecnologia de ponta para formar profissionais preparados para o mercado financeiro

Em 2020, a Fucape Business School lança dos projetos inéditos no ensino superior capixaba e brasileiro: o HUB Fucape e o FUCAPE Finance Lab+ Valor.

Na última sexta-feira, a equipe da Valor Investimentos e da Fucape lançaram em parceria o FUCAPE Finance Lab+ Valor, um espaço dedicado exclusivamente para educação, pesquisa e desenvolvimento ligados ao mercado financeiro.

Segundo o cofundador, professor e coordenador do InspiraES e presidente da Fucape, Aridelmo Teixeira, o laboratório tem o objetivo de reproduzir o ambiente de uma corretora de investimentos, bolsa de valores ou mesmo de uma gestora de recursos.

Para isso, o espaço contará com ferramentas tecnológicas utilizadas na vida real, como lousas digitais e tecnologia telepresencial. O destaque será um software considerado o “sistema nervoso” do mercado financeiro mundial, que oferece cotações, gráficos e informações em tempo real sobre qualquer bolsa e ativo do mundo.

Teixeira explica que o objetivo é que os alunos aprendam na prática a gerenciar fundos de investimento tal como é na realidade. “Vamos focar em criar gestores preparados para o mercado e teremos uma dedicação aos fundos quantitativos, que utilizam a computação e programação para rastrear ações e ativos vencedores”. Assim, a FUCAPE se torna a primeira Instituição de Ensino Superior do país a ter um laboratório dedicado à formação de gestores de fundos de investimento.

O presidente da faculdade pontua que propósito do FUCAPE Finance Lab+ Valor “vai além de apenas promover a fusão entre academia e mercado. Vamos definitivamente romper qualquer barreira que existam entre eles”.

Para o fundador da Valor, Paulo Henrique Corrêa, “estamos passando por uma mudança no paradigma de investimentos e no cenário bancário e essa parceria vem para que o mercado e a academia estejam em sintonia com essa renovação”.

Para os presidentes da Valor e da Fucape, a missão do FUCAPE Finance Lab+ Valor extrapola os muros do mercado financeiro e quer beneficiar a parcela mais carente da sociedade. Aridelmo afirma que “precisamos levar soluções financeiras com juros civilizados para classes C, D e E e levar os conhecimentos que desenvolvemos aqui para que a sociedade carente tenha acesso a produtos financeiros mais justos”.

Nesse sentido, Paulo vai ao encontro de Aridelmo, que avalia que “o Brasil é um país de muitos excluídos. À medida que conseguimos melhorar nossos serviços financeiros e reduzir a concentração bancária,, conseguimos beneficiar o consumidor, principalmente os mais pobres”.

Fucape quer inserir ES no cenário nacional do mercado financeiro

O fundador da Fucape, Aridelmo Texeira, explica que a parceria do FUCAPE Finance Lab+ Valor foi fruto de duas empresas que compartilham valores e propósito. “Nós da Valor e da Fucape compartilhamos o princípio de que a educação precede o desenvolvimento. A Valor, mesmo sendo uma corretora no início das atividades, acreditava na educação financeira como forma de ajudar as pessoas a investir melhor. Com esse alinhamento, começamos essa parceria remando na mesma direção”.

O objetivo de criar um espaço dedicado ao mercado financeiro é colocar o Espírito Santo em posição de destaque no mercado nacional. Teixeira conta que “quando fundamos a Fucape, o Espírito Santo não era um lugar desejado para quem queria estudar negócios, pois não tínhamos uma ‘business school’ de destaque.

Esse perfil de estudante buscava Rio de Janeiro ou São Paulo para se graduar. Contudo, hoje vemos um fluxo contrário: estudantes de fora do estado buscando a Fucape para estudar economia, contabilidade e administração. Agora, queremos repetir esse efeito com relação ao mercado financeiro: até agora, as metrópoles do país são buscadas para quem quer atuar no mercado financeiro. Com o Finance Hub, queremos mostrar que o mercado financeiro também está se consolidando no Espírito Santo e atrair e reter talentos”.

Teixeira finaliza dizendo que o projeto ligado ao mercado financeiro é importante para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. “É importante desenvolver o mercado financeiro pois nenhuma economia sólida ou sociedade avançada cresceu sem um mercado financeiro desenvolvido.”

Postado Agora

Juros americanos estáveis

Os dirigentes do Federal Reserve concordaram que as atuais medidas de política monetária são apropriadas para sustentar o crescimento econômico e o ritmo da inflação, que continua a ficar aquém da meta do banco.

Postado Agora

Henrique Bredda, Tarcísio Freitas e Rigoni em Vitória

No dia 5 de março o Mundo Business, em parceria com a Apx Investimentos e Folha Vitória receberá Henrique Bredda, Renato Casagrande, Tarcísio Freitas, Felipe Rigoni e Léo de Castro para o evento Folha Business.

Postado Agora

Para a Argentina, o fundo do poço nunca chega

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quarta-feira que a dívida argentina é “insustentável” e que credores privados precisarão dar uma contribuição significativa para que o país se restabeleça.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas