Mar 2020
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2020
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Empreendedorismo e mercado financeiro na faculdade: Aridelmo Teixeira e Ricardo Frizera na Pan News

Nesta quarta-feira (04), o Mundo Business estreou na rádio Jovem Pan News com a série de conversas com executivos e empreendedores capixabas. Nessa primeira edição recebemos o presidente da Fucape Business School e coordenador do InspiraES, Aridelmo Teixeira, para falar sobre as iniciativas de inovação da escola de negócios capixaba. Nas próximas semanas, será inaugurado o HUB Fucape e o FUCAPE Finance Lab+ Valor.

O presidente da Fucape explica que o HUB Fucape concentrará startups que receberão suporte técnico e financeiro da instituição. Aridelmo detalha que “no HUB Fucape empreendedor vai focar em desenvolver seu produto ou serviço. Além do apoio financeiro institucional, todo o suporte técnico de RH, Marketing, contabilidade, governança, distribuição de produto e análise de concorrência serão dados pelos alunos e especialistas da Fucape. Pensamos nesse modelo para evitar que a parte ‘meio’ [funções administrativas e secundárias da empresa] roubem tempo do empreendedor.”

Para quem não tem uma empresa, mas tem uma ideia e quer desenvolver uma ideia, o Café Iluminismo, que ficará aberto 24h por dia para todos os alunos e a comunidade. Hoje, no estado, não temos nenhum espaço 24h dedicado ao empreendedorismo.

Além do empreendedorismo, o HUB FUCAPE terá uma célula dedicada ao desenvolvimento do mercado financeiro: o Finance Lab+ Valor. Ele explica que “O FUCAPE Finance Lab+ Valor será um laboratório de formação de profissionais do mercado financeiro, como gestores de fundos. Lá, nós teremos à disposição dos estudantes tecnologia presente nos grandes centros mundiais, que oferece informações em tempo real de todas as bolsas e ativos do mundo. Com isso, queremos em 2020 revolucionar o mercado financeiro capixaba assim como fizemos com a educação de negócios há quase 20 anos.”

O propósito dessas iniciativas também e gerar novos modelos de negócio que favoreçam a população endividada e desbancarizada, pontua Aridelmo. “Além de colocar o Espírito Santo no mapa do mercado financeiro brasileiro, também queremos democratizar os serviços financeiros e bancários para os menos favorecidos, que não têm acesso a bancos e tomam empréstimos com juros altíssimos.”

De fato, o ganho é pra todos: os dados e a história apontam que economias se tornam fortes através da presença do mercado financeiro, que leva o capital dos investidores aos empreendedores. O presidente da Fucape diz não se contentar com o fato de que “toda vez que o empresário precisa de dinheiro no Espírito Santo, ele tem que ir ao Rio de Janeiro ou São Paulo. Nós queremos consolidar esse ambiente de negócios e investimentos no estado.”

Em nosso ponto de vista, as iniciativas da Fucape Business School serão, ao longo dos próximos anos, um dos principais agentes de consolidação do mercado financeiro e do ambiente de negócios e inovação do Espírito Santo.

Pânico e volatilidade: confira os destaques da Carta do Economista APEX de Março

No mês de fevereiro, um tópico dominou os mercados internacionais e doméstico. o surto de coronavírus iniciado na China. A propagação dessa doença deve reduzir o crescimento chinês e mundial e já atingiu outros países como a Coreia do Sul e a Itália.

No mercado internacional. embora haja sinais de queda no ritmo de novas contaminacöes na China, hå ainda possibilidade de o vírus continuar se expandindo para outros países. Com isso, os danos com a reducäo da atividade econömica no mundo podem continuar aumentando.

No Brasil, apesar do fim do recesso parlamentar. näo houve avanços na agenda de reformas. O Congresso Nacional tentou avançar, discutindo a lei que regula a independência do BACEN. mas nada foi aprovado. Além disto, a despeito do aumento do risco e da incerteza
no mercado internacional, o Banco Central reduziu, mais uma vez a taxa Selic.

Neste cenário de incerteza, tivemos ajustes de preços ao redor do mundo, com queda de valor de mercado das empresas e do preço das commodities– afinal, a projeção de um cenário com economias desacelerando resulta em lucros menos e menor consumo de matérias-primas.

Por sua vez, o dólar tem forte valorização contra as moedas emergentes, sendo o real uma das que mais sofre, já que também passamos por uma baixa histórica da Selic. O risco Brasil, que até janeiro não tinha sido afetado pelo surto de coronavírus, tem forte alta em fins de fevereiro.

*A Carta do Economista é uma publicação mensal escrita pelo economista-chefe da Apex Partners, Arilton Teixeira (PhD pela University of Minessota e pesquisador convidado do Federal Reserve Bank)

Postado Agora

Empresas apoiam Encontro Folha Business

O 1º Encontro Folha Business, uma parceira da Mundo Business, Folha Vitória e APX Partners, foi possível graças ao apoio de Bakertilly, Buaiz Alimentos, Machado Mazzei e Pinho Advogados, Sistema OCB/ES, Galwan Construtora e Cristal Empreendimentos Imobiliários.

Postado Agora

PIB

Ao comentar o resultado do PIB de 2019, Guedes afirmou que a alta de 1,1% veio “dentro do previsto” e espera 2% de crescimento em 2020 mesmo com coronavirus.

Postado Agora

Ação cai 50% com suspeita de fraude contábil

A gestora Squadra publicou em fevereiro uma carta apontando indícios de fraude nos lucros divulgados pela IRB Brasil Resseguradora. Não bastando essa polêmica, a IRB ainda soltou uma informação duvidosa sobre Warren Buffet ser dono de 5% empresa. O bilionário negou. Agora, fontes dizem que a diretoria está sendo trocada. Em meio a isso, a ação IRBR3 despencou 50% nas últimas semanas.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas