Mar 2020
23
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2020
23
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Tecnologia ajuda a manter rotina produtiva à distância

Diversas empresas e instituições de ensino capixabas aderiram massivamente ao trabalho remoto (home-office) e aulas à distância em caráter provisório. O objetivo é evitar aglomerações e contato entre pessoas e evitar o contágio.

No Espírito Santo, empresas adotaram o regime de ‘home office’ para preservar a saúde de seus funcionários e manter as operações de maneira regular dentro do possível. A startup de crédito Unit, por exemplo, se mobilizou para manter as atividades remotamente, utilizando-se de várias ferramentas de gestão digital e reuniões diárias para amenizar prejuízos à rotina produtiva.

As principais ferramentas utilizadas pela startup de crédito para contornar a distância são o Google Meets, para reuniões diárias de revisão de tarefas; o Trello, uma ferramenta que utiliza cards para controlar as atividades desenvolvidas; e o Slack, uma plataforma de mensagens que permite o acompanhamento das atividades online, que pode ser integrada com o Trello.

Também de olho na saúde da comunidade, as faculdades de ensino também estão adotando atividades à distância com o uso de tecnologia. A Fucape Business School saiu na frente desse movimento no estado adotando aulas telepresenciais para alunos de todos os cursos. Enquanto isso, muitas faculdades continuam com aulas paralisadas.

As aulas são realizadas em uma conferência coletiva que dispõe de uma lousa digital. Segundo Bernardo Reali, aluno da FUCAPE, “os estudantes podem conversar diretamente com o professor durante as aulas, o que permite a aula correr com a maior naturalidade possível”.

PARA ESPECIALISTA, HOME-OFFICE PODE RESSIGNIFICAR USO DA TECNOLOGIA

O especialista em tecnologia da informação e comunicação, Renzo Colnago, observa que, em meio a esse regime de teletrabalho, “as empresas estão perdendo o medo de testar novas tecnologias e os colaboradores estão de adaptando a uma nova forma de realizar tarefas”.

Colnago destaca que “novo para muitos, o teletrabalho exige organização disciplina, além da infraestrutura de tecnologia. Uma dica é seguir o ritual completo de ir para o trabalho. Acorde, tome seu banho, café e coloque uma roupa de trabalho, mas dirija-se ao ambiente em casa e não ao escritório”.

Em adição, essa situação atípica ainda impõe um momento de reflexão para as empresas, afirma Renzo. “Vivemos um momento delicado. Vamos passar por essa e sairemos mais fortes. Por tabela, seremos mais críticos sobre os detalhes das relações humanas e certamente teremos um novo olhar, mais amadurecido, sobre o papel das tecnologias digitais em nossas vidas”.

Liquidação da Dacasa: fundo garantidor restituirá investidores prejudicados

Após 41 dias da liquidação extrajudicial da financeira Dacasa pelo Banco Central, investidores que possuíam recursos aplicados na financeira Dacasa terão direito de reavê-los.

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC), responsável pelo ressarcimento, restituirá valores de até R$ 250 mil aplicados nas seguintes modalidades: RDB (recibo de depósito bancário), CDB (certificado de depósito bancário), poupança, letras de câmbio ou valores em conta.

O edital do FGC informa que partir desta terça-feira (24), investidores ou seus procuradores devem buscar a agência do Bradesco indicada para reaver seus recursos. Saques ficam abertos até o dia 22 de julho.

Postado Agora

Dicas essenciais para quem está em home-office

Home office por mais uma semana? Confira as diretrizes das startups capixabas Zaitt/Shipp para teletrabalho.

Postado Agora

Sua ilha de trabalho

Estabeleça um local específico da sua casa para funcionar como ilha de trabalho. Comunique às pessoas sobre a sua condição de teletrabalho para evitar interrupções.

Postado Agora

Trabalhar à distância, não sozinho

Para melhorar a colaboração, é ideal é que cada equipe estabeleça rotinas de comunicação com horários fixos para vídeochamadas.

Postado Agora

Pausa necessária

Estabeleça horários fixo de almoço e descanso ao longo do dia, e realize curtas caminhadas de cerca de 10 minutos.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas